Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Área de Cooperação Social é apresentada na Câmara de Inovação da Fiocruz Ceará


19/01/2021

Compartilhar:

A Câmara de Inovação, Produção e Empreendedorismo da Fiocruz Ceará recebeu na última quinta-feira, a pesquisadora Angela Ostritz, para falar sobre as ações da área de cooperação social do escritório no município do Eusébio, onde está localizado o campus da Fiocruz.

A apresentação fez uma retrospectiva mostrando as atividades históricas da Cooperação Social na Fiocruz, que desde 1990, implementa programas sociais no entorno da Fundação no Rio de Janeiro. Angela citou iniciativas institucionais vitoriosas da Casa Oswaldo Cruz, Farmanguinhos, Bio-manguinhos e outros órgãos da Fundação no Rio de Janeiro e em outras unidades do Brasil. Além disso, a pesquisadora apresentou as propostas da Cooperação Social para o Eusébio, levando em conta os potenciais do município e a prioridade de relacionar as iniciativas por meio de um Planejamento Estratégico alinhado com a agenda de prioridades da Fiocruz Ceará.

Angela destacou a necessidade de aproximação com as comunidades, em parceria com as demais áreas da Fiocruz Ceará e com os órgãos e secretarias municipais, para encontrar caminhos que melhorem a qualidade de vida e o nível de informação qualificada para os moradores do território. Falou ainda sobre a oportunidade de popularizar a ciência com iniciativas no campo da Construção de Territórios Saudáveis, apoio a formação de recursos humanos, inclusão social, acessibilidade e a Agenda 2030.

“Precisamos estimular o contato com a comunidade e achar uma maneira de mostrar como o conhecimento que nós produzimos nas nossas unidades reflete nos territórios vizinhos. Isso é a popularização da ciência”, defendeu a pesquisadora.

Entre as iniciativas propostas para o Eusébio, Angela destacou a popularização da ciência nas escolas, espaços públicos, rádios e entre os artistas locais que tem forte influência na comunidade. Também citou o trabalho, que já vem sendo realizado com a população mais vulnerável, promovendo rodas de poesia, criação de textos e vídeos sobre o território.

Outro tema que já faz parte das iniciativas da Cooperação Social em parceria com os moradores do entorno, diz respeito a preservação da Lagoa da Precabura, uma das mais importantes da Região Metropolitana de Fortaleza. Desde a década de 80, moradores e ativistas lutam pela sua preservação, impedindo sua privatização e protegendo seus ecossistemas do avanço imobiliário e ocupações irregulares, em total descumprimento da legislação ambiental vigente.

A pesquisadora também mostrou as propostas de metodologias participativas de integração, citando a possibilidade de uso da sede da Fiocruz para oficinas lúdicas, a qualificação profissional para agricultores locais do plantio à venda final e parceria com escolas do município para a realização de exposições/feiras de ciências anuais.

O coordenador da Câmara, pesquisador Odorico Monteiro, ressaltou a o trabalho da Fiocruz junto aos moradores que moram no entorno da Lagoa. “Desde que iniciamos o projeto de instalação da sede, nossa preocupação foi a sustentabilidade em relação à lagoa e a interseção com o município do Eusébio”, afirmouu o coordenador.

A Câmara de Inovação, Produção e Empreendedorismo da Fiocruz Ceará foi instalada em novembro de 2020.  De acordo com o novo modelo de governança, a criação do novo instrumento tem como objetivo articular iniciativas e processos visando a fortalecer o ecossistema de Inovação, Produção e Empreendedorismo da Fiocruz Ceará.

Voltar ao topoVoltar