Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Após visita do GTCA, IFF se compromete a ampliar debate sobre gestão e abertura de dados para pesquisa

Pesquisadores da unidade se comprometeram em promover novos encontros, com audiência mais ampla, para amplificar o debate

06/12/2018

Por: Maira Baracho (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

No dia 28 de novembro, encerrando a agenda de visitas do mês, o Instituto Fernandes Figueira (IFF) recebeu o Grupo de Trabalho em Ciência Aberta para uma conversa sobre gestão e abertura de dados para pesquisa. Esta é uma nova demanda dos principais financiadores de pesquisa, especialmente no campo da saúde, através da exigência do Plano de Gestão de Dados no momento da submissão de projetos. 

Após uma breve apresentação da coordenadora do GTCA, Paula Xavier, sobre os panorama global do tema, os participantes do encontro levantaram algumas preocupações como a avaliação da produtividade, propriedade intelectual e a assimetria na produção científica - inclusive dentro da própria instituição. Outro aspecto bastante discutido foi a necessidade de uma política transparente para o reúso dos dados, especialmente o qualitativos, como entrevistas, cujas coleta acontece em momentos específicos e dependem de relação de confiança e de longo prazo entre entrevistados e entrevistadores.  

Após debates e reflexões conjuntas sobre as particularidades do IFF, os pesquisadores da unidade se comprometeram em promover novos encontros, com audiência mais ampla, para amplificar o debate e diversificar os olhares e colaborações para a construção de uma política institucional. “Elaborar a política da Fiocruz é uma oportunidade de nos posicionarmos frente ao novo contexto e apoiar o pesquisador frente aos novos desafios”, apontou Paula Xavier. 

Como encaminhamento da reunião, a unidade propôs iniciar um diálogo sobre o assunto com o Comitê de Ética, no sentido de alinhar tais reflexões, além de discutir o Termo de Referência e o Diagnóstico, propostos pelo grupo de trabalho. 
 

Voltar ao topoVoltar