Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Amazônia: abertas as inscrições para minicurso gratuito sobre o método PCR em Tempo Real

Foto de dois cientistas trabalhando em um laboratório

23/11/2016

Por: Marlúcia Seixas (Fiocruz Amazônia)

Compartilhar:

O Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia) abriu inscrições para o minicurso Desvendando o PCR em Tempo Real: princípios da técnica e conceitos sobre análise dos resultados, a ser realizado no dia 29 de novembro de 2016, terça-feira, no período de 9 às 12h, no Salão Canoas, na sede do instituto.

Serão abordados os seguintes conteúdos: abreviações e nomenclaturas; PCR End Points vs. Real Time PCR; Métodos de detecção (intercalantes e sondas); Aplicações; e 2 (delta delta Ct): quando pode utilizá-lo ou não?.

O minicurso é promovido pela Vice Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e é destinado a estudantes de graduação ou pós-graduação de qualquer área, pesquisadores e profissionais das áreas da saúde e biológicas.

O método PCR em Tempo Real oferece inúmeras vantagens, porém demanda um profundo conhecimento da técnica visto que o desafio já começa no momento da previsão orçamentária ao desenhar os ensaios na escolha do método ideal de detecção e principalmente na escolha do método certo de cálculo e análise dos resultados, qualquer equívoco em alguma destas etapas pode significar ensaios e tempo perdidos, além de publicações com resultados que não condizem com a realidade do seu experimento.

O minicurso é gratuito e será ministrado por Renan Alves, consultor da Promega. Para participar os interessados devem enviar e-mail para pesquisa@amazonia.fiocruz.br ou matilde.mejia@fiocruz.br informando nome e instituição a que está ligado.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar