Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Amamentação de gêmeos é possível e recomendável, diz especialista


08/01/2013

Compartilhar:

Por: Daniela Savaget / IFF Fiocruz

Para as mamães que se perguntam: é possível amamentar dois ao mesmo tempo? A resposta é sim: a recomendação permite que a mulher ganhe tempo para outras atividades e para que as crianças durmam ao mesmo tempo. Inicialmente, é importante que a mãe conte com o apoio de profissionais da saúde e/ou da família, buscando posicionar as crianças no seio materno. Para esclarecer questões nessa área, confira a entrevista realizada com a enfermeira do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Elizabeth Crivaro.

Mães de gêmeos produzem leite suficiente para dois?

Geralmente a amamentação de gêmeos é motivo de preocupação. A natureza, sempre sábia, possibilitou à mulher mais de um peito e uma produção de leite materno que geralmente vai além do consumo de um só bebê.  Portanto, mães de gêmeos produzem leite suficiente para seus bebês.

Mulheres que amamentam gêmeos produzem mais leite que as que amamentam apenas um bebê?

A produção de leite materno está relacionada ao consumo, ou seja, quanto mais o bebê suga, mais leite se produz. Dessa forma, a mulher que tem mais de um filho produzirá conforme a necessidade de seus bebês.

É possível amamentar os bebês ao mesmo tempo?

Sim. Em geral, a recomendação de amamentar os bebês ao mesmo tempo é muito útil para que a mulher possa ganhar tempo para outras atividades ou mesmo descanso, já que essa prática favorece que as crianças também durmam ao mesmo tempo.

Para adquirir a habilidade de amamentar mais de um bebê ao mesmo tempo é importante que a mulher tenha, inicialmente, um apoio de profissionais da saúde e/ou da família no sentido de ser ajudada a posicionar as crianças no seio materno. Com o decorrer do tempo fica mais fácil a amamentação simultânea, pois a mulher vai ganhando segurança e destreza para fazê-la sem ajuda.

Como administrar a amamentação de gêmeos?

Como toda amamentação, para que tenha sucesso, a amamentação de gêmeos também requer tempo, dedicação, informação, incentivo e apoio oportuno por parte da família, de amigos, de médicos, de enfermeiros, de técnicos de enfermagem e demais profissionais da saúde. Conversar com a equipe da saúde para esclarecer dúvidas e ouvir mais sobre a experiência da amamentação de gêmeos é fundamental.

Ao amamentar gêmeos, a cada mamada vale alternar os seios para cada criança, tendo em vista as possibilidades de diferenças entre as mamas de produção láctea e de mamilos.  Esta prática também é importante para que o bebê alterne o posicionamento de mamar. 

Em caso de trigêmeos ou mais, é necessário realizar um rodízio onde cada bebê tenha oportunidade de sugar e de aproveitar o leite materno em diferentes momentos.
Em caso de dificuldade para amamentar ambos ao mesmo tempo (ou trigêmeos), recomenda-se que a mulher retire o seu leite e (outra pessoa) ofereça em um copinho para o bebê que não estiver sendo amamentado naquele momento.

Em caso de gêmeos que necessitam de internação neonatal e não podem ser amamentados logo após o nascimento, é importante que a mulher retire o leite a cada três horas para manter a produção de leite e para alimentar (ou enviar ao banco de leite humano) para o próprio filho.

Gêmeos precisam de complemento?

Em geral, quando a mulher é bem orientada, apoiada e se sente segura, o complemento não é necessário.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar