Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Acordo internacional promove conservação de patrimônio histórico nas Américas


24/01/2018

César Guerra Chevrand (COC)

Compartilhar:

A Fundação Oswaldo Cruz, por meio da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), assinou um acordo de cooperação internacional com a organização sem fins lucrativos Apoyonline, que promove a comunicação, intercâmbio e desenvolvimento profissional na área de preservação do patrimônio nas Américas e em países de língua portuguesa e espanhola, e está sediada em Maryland, nos Estados Unidos.

Com vigência de cinco anos, o memorando de entendimento entre as duas instituições prevê o desenvolvimento de parcerias nas áreas de educação, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, comunicação, informação, gestão e políticas nos campos do patrimônio cultural em geral e, especificamente, na conservação preventiva de acervos culturais, científicos e da saúde.

Vice-diretor de Informação e Patrimônio Cultural da COC/Fiocruz, Marcos José de Araújo Pinheiro destaca que o convênio é uma oportunidade de a Fiocruz integrar uma das redes importantes do mundo nos temas da conservação preventiva e da gestão de riscos. “Essa rede inclui instituições e pesquisadores do Canadá e dos Estados Unidos, que são países expoentes nessas áreas, da América Latina e Caribe, além de Portugal e Espanha. Nós temos interesse e a possibilidade em fazer da Fiocruz o ponto focal da rede na América Latina”, afirma.

De acordo com Marcos, a cooperação servirá para qualificar o pessoal técnico e desenvolver a área de conservação da Fiocruz, além de fortalecer programas institucionais como o Preservo, destinado à preservação, organização e modernização do patrimônio científico e cultural da Fundação. Outros esforços serão destinados ao fortalecimento do programa de pós-graduação na área de preservação e gestão do patrimônio. “Um dos objetivos mais imediatos da Apoyonline é a tradução para o espanhol e o português de referências bibliográficas, já que a maior parte está em língua inglesa”, explica. Em outubro deste ano, a Casa de Oswaldo Cruz enviará representantes para participar da 2ª Conferência Regional da Apoyonline, na Guatemala.

Entre as atividades previstas no contrato das duas instituições, estão a elaboração e execução conjunta de projetos de investigação nos campos do patrimônio cultural, o intercâmbio acadêmico de pesquisadores e estudantes, o intercâmbio de informação e documentação técnica relacionada à saúde e do patrimônio cultural, a organização conjunta de seminários ou conferências científicas e publicações conjuntas de artigos e trabalhos científicos

Voltar ao topoVoltar