Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ações judiciais para fornecimento gratuito de remédios são tema do Radis


03/03/2006

Compartilhar:

Ações judiciais para fornecimento gratuito de remédios são tema do Radis

A edição de março da revista Radis traz como destaque a discussão sobre os mandados de segurança para distribuição gratuita de remédios. Segundo a reportagem, só o Estado do Rio de Janeiro já acumula 7.758 ações desse tipo, que somadas às impetradas contra o município, chegam a cerca de 13 mil. O atraso no julgamento, a falta de comunicação entre o judiciário e os gestores e as pressões da indústria farmacêutica são apontados como principais culpados do problema, que afeta diretamente os cofres do Sistema Único de Saúde.

A revista também aborda o programa de humanização do parto promovido pelo Ministério da Saúde e discute os riscos da transferência da gestão de serviços de saúde a organizações sociais. Na entrevista, o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Antônio Ivo de Carvalho, debate a crise da saúde, a integração entre os governos federal, estadual e municipal e a eqüidade.

A publicação traz  ainda notas sobre regulação da propaganda de medicamentos, previdência e gripe aviária, entre outros temas. Confira a edição de março no sítio do Radis.

Voltar ao topoVoltar