Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Acidentes no trabalho: Centro de estudos é referência em agravos de caráter ocupacional

Trabalhadores em ação em indústria

27/07/2012

Compartilhar:

Por: Adriana Martins

Estresse, intoxicação, dores no ouvido, na coluna e lesão por esforço repetitivo são alguns exemplos de agravos enfrentados por numerosos trabalhadores em suas rotinas. Para ressaltar a importância do cuidado à saúde do trabalhador e evitar que casos como esses prejudiquem ou até levem profissionais a óbito, o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho é comemorado em 27 de julho.

Seguindo a Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde para a redução dos acidentes e doenças ocupacionais, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) oferece atendimento a pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em particular pelos Centros Estaduais e Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), por sindicatos e organizações civis, pelo Ministério da Saúde ou por outras instâncias judiciais.

Os serviços prestados estão associados às pesquisas desenvolvidas pelo Centro, que é referência em dermatologia, audiologia, pneumologia, toxicologia, dentre outros agravos de caráter ocupacional. “Somos referência para diagnóstico de média e alta complexidade no campo”, reitera o coordenador do Cesteh, Marco Menezes.

Capacitação

Além de oferecer serviços, o Centro capacita profissionais para atuarem na Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador (Renast), por meio do curso de especialização em saúde do trabalhador e ecologia humana, oferecido na modalidade a distância, com algumas aulas presenciais.

O curso é uma parceria da Coordenação da Área Técnica de Saúde do Trabalhador (Cosat), do Ministério da Saúde, com a Educação a Distância (EAD/Fiocruz) e o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).

Ações promovem saúde ao trabalhador

Sediado no campus da Fiocruz, em Manguinhos (RJ), o Cesteh participa de diversas ações de promoção, reabilitação e vigilância na área da saúde. Uma das ferramentas usadas para a criação dessa agenda de ações é a consulta ao portal Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat), do Ministério da Saúde, que permite analisar dados gerados por demanda dos trabalhadores em relação às mortes causadas por acidentes ocupacionais e, com isso, propor estratégias para diminuir o número de vítimas.

“Essa iniciativa é importante pois contribui para prevenir acidentes de trabalho. Em geral, os índices sobre mortes no trabalho são altos. O site permite um diálogo com a sociedade, mostrando o que de fato acontece em diversos locais onde não há vigilância nem cuidado à saúde do trabalhador”, finaliza Marco Menezes.

"Somos referência para diagnóstico de média e alta complexidade no campo" (Marco Menezes, coordenador do Cesteh)

Voltar ao topoVoltar