Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

8 de março: IFF/Fiocruz celebra a data com semana comemorativa dedicada às mulheres

Dezenas de mulheres trabalhadoras do instituto reunidas para uma foto

07/03/2023

Everton Lima e Maria Luiza La Porta (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

No contexto do Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente em 8 de março, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), por meio da Direção e das Áreas de Atenção Clínico-Cirúrgica à Mulher e à Gestante, com o apoio do Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (Napec) do IFF/Fiocruz, prepara uma programação especial com várias iniciativas. Com o slogan Pela vida e pela saúde de todas elas, as atividades serão realizadas, entre os dias 6 e 10 de março, com o intuito de homenagear e empoderar as mulheres usuárias e trabalhadoras, desde as profissionais de apoio, administrativo e gestão, como também as que atuam na ciência, pesquisa, educação e assistência.

Segundo a chefe de gabinete da Direção do Instituto e uma das organizadoras da semana comemorativa, Mariana Setúbal, além da homenagem às mulheres, a Semana Comemorativa tem o propósito de aproximar usuárias e trabalhadoras de temas que merecem destaque. “No Instituto, entendemos a importância do nosso papel nacional diante de assuntos relevantes sobre a saúde das mulheres de forma integral, assim como em dar visibilidade para todas as mulheres profissionais do IFF/Fiocruz que fazem parte do cuidado às nossas usuárias, mesmo que não estejam na linha de frente e sim em atividades que são consideradas de apoio, mas todas são fundamentais e precisam ser valorizadas”, ressalta Mariana.

Este ano, como parte da programação, o Instituto realizará uma cerimônia de homenagem a algumas mulheres do Instituto, Fiocruz e da sociedade, que receberão a Homenagem Aparecida Garcia, pioneira da patologia pediátrica. Além de responsável por inaugurar o departamento de Anatomia Patológica do Instituto, em 1953, Aparecida é considerada a fundadora do 1º Centro de Patologia Especializada em Patologia Placentária-Fetal e Pediátrica do Brasil e na América Latina. Naquela época, as doenças mais prevalentes eram as infecções e Aparecida ficou conhecida mundialmente por descrever algumas alterações típicas de infecções congênitas virais na placenta, em parceria com a Dra. Nadia Gomes da Silva Basso, do setor de Virologia – Patologia Clínica do IFF/Fiocruz, como o sarampo, rubéola e varicela, tendo vários artigos publicados.

O Instituto também divulgará entrevistas em formato de podcasts através do canal no Spotify para o público ouvir quando e onde quiser. Os temas abordados serão: Os Desafios da Maternidade Solo, Mulheres Negras e o Direito à Cidade e Saúde de Mulheres Trans.

“Ressalto a importância da iniciativa no âmbito das trabalhadoras do IFF/Fiocruz na qual preparamos, de forma carinhosa e planejada, atividades interessantes e que visam integrar o nosso corpo feminino de trabalhadoras da instituição. Um corpo plural, potente, colorido, competente e diversificado em todas as áreas do Instituto, sobretudo em espaços decisórios do hospital”, destaca a diretora substituta e coordenadora de Atenção à Saúde do IFF/Fiocruz, Lívia Menezes.

Dignidade Menstrual

IFF/Fiocruz lança a campanha de arrecadação de absorventes para o Programa de Atendimento a Refugiadas da Cáritas RJ, que conta com a parceria de diversas entidades atendendo refugiadas de mais de 60 nacionalidades. Trata-se de pessoas que tiveram que deixar seus lares devido a perseguição motivada por raça, religião, nacionalidade, opinião política ou pertencimento a um grupo social específico, ou ainda que enfrentavam grave e generalizada violações de direitos humanos em seus países.

Doações no IFF/Fiocruz, endereço: Av. Rui Barbosa, 716 - Flamengo / RJ.

Confira a programação completa da Semana Comemorativa do IFF/Fiocruz em 2023.

 

 

Voltar ao topoVoltar