Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

5º webinário da VPAAPS debaterá “Qual a promoção da saúde no século XXI? Quais os desafios desse campo no cenário global e brasileiro?”


17/06/2022

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

O último convidado do I Ciclo de Webinários realizado pela Coordenação de Promoção da Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), Luiz Odorico Monteiro de Andrade, ministrará a palestra com os temas “Qual a promoção da saúde no século XXI? Quais os desafios desse campo no cenário global e brasileiro?”. O webinário será realizado no dia 23 de junho, às 15h, e transmitido ao vivo pelo no canal do Youtube da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.

O palestrante é doutor em Saúde Coletiva (UNICAMP), pós-doutor (Universidade de Montreal/ Canadá), pesquisador da Fiocruz; coordenador do Laboratório de Redes Integradas e Inteligentes de Sistemas de Saúde (LARIISA) e da Liga Interdisciplinar de Saúde Digital da Universidade Federal do Ceará/Sobral e ex-deputado deputado federal pelo Ceará.

Para debater o tema foi convidado o representante da VPAAPS e ex-diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), Dr. Hermano de Castro.

Histórico - O movimento da Promoção da Saúde construiu-se na articulação entre a concepção ampliada de saúde, a análise dos processos de determinação social e a defesa da garantia de direitos de cidadania. Nessa direção, investiu na produção de conhecimentos científicos, reconheceu a importância e dialogou com os saberes locais e tradicionais e desenvolveu tecnologias, que criassem mobilização social e política em torno da garantia da equidade e da autonomia de sujeitos e coletividades.

Comprometida com a justiça social, o respeito à diversidade e os processos participativos na produção de políticas públicas, a Promoção da Saúde investiu, desde a Carta de Ottawa, em estratégias macro e micropolíticas que trabalhassem pela qualidade de vida e o bem viver. Dessa maneira, se conectou aos movimentos da saúde pública brasileira, que deixaram inscrito na Constituição Federal (1988) o reconhecimento de que saúde é efeito de políticas sociais e econômicas e de que a integralidade é fundamental para a produção efetiva de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2021, a Promoção da Saúde comemorou os 35 anos da Carta de Ottawa, os 20 anos do Grupo de Trabalho de Promoção da  Saúde da Abrasco e os 15 anos de Política Nacional de Promoção da Saúde no SUS. Nesse período, o mundo passou por grandes transformações, que não implicaram na radicalização de políticas e ações pró-equidade e fizeram emergir novos desafios. Compreendemos, portanto, que é necessário retomar e rediscutir as estratégias e aportes da Promoção da Saúde pensando nos tempos que vivemos e nas questões emergentes para o século XXI.

Internacionalmente, tal movimento se explicitou na 10ª Conferência Global de Promoção da Saúde (OMS) e continuará na 24ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde (UIPES). Com grande acúmulo e liderança no campo da Promoção da Saúde, a Fiocruz se propõe a abrir espaço para rediscutir, redimensionar, ampliar e fortalecer a sua produção teórico-metodológica no Brasil, favorecendo maior engajamento dos diversos setores da sociedade e articulação com os movimentos sociais.
 

Voltar ao topoVoltar