Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

4ª Jornada do PPGICS aborda vida acadêmica e ofício da pesquisa


26/07/2022

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

As diferentes trajetórias da vida acadêmica envolvem perspectivas de contribuição para a sociedade, mas apresentam desafios. O sentimento de “desorientação” pode surgir para estudantes de mestrado ou doutorado diante de novos conceitos, autores e autoras. Dessa maneira, de 10 a 12 de agosto, a 4ª Jornada Discente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) contempla o tema Vida acadêmica e o ofício da pesquisa: desafios, perspectivas e perrengues. Das rodas de conversa à visita guiada, a programação foi construída para e por alunos e alunas do PPGCIS.

Na pauta do evento, os desafios da pós-graduação Stricto Sensu, as leituras e o trabalho para delimitar boas perguntas de pesquisa, a escolha de métodos para ajudar a respondê-las, os resultados e o necessário trabalho para comunicá-los. Por isso, a Jornada Discente 2022 propõe um mergulho na vida acadêmica a partir do fazer científico e das trajetórias profissional e pessoal de mestres, doutores e doutoras, mestrandos(as) e doutorandos(as). Assim, os seis encontros temáticos, com atividades pela manhã e à tarde, foram pensados para abarcar a diversidade de experiências, necessidades e propostas do ofício de quem pesquisa e contemplam painéis, mesas-redondas, rodas de conversa e visita guiada.

Todos os debates e todas as atividades estão imersas no trabalho desenvolvido pelo PPGICS, único programa de pós-graduação do país construído com base na interseção entre o campo da comunicação, da informação e da saúde pública por profissionais e pesquisadores que têm ao menos uma premissa em comum: o direito à comunicação e à informação é inerente ao direito à saúde. 

No dia 10, quarta-feira, a primeira atividade será o painel Integridade em pesquisa, que propõe um debate sobre os principais desafios que envolvem a integridade e a credibilidade em pesquisa no campo interdisciplinar da informação e comunicação em saúde, principalmente em momentos de crise, como o da emergência sanitária da Covid-19. À tarde, a mesa-redonda terá como tema a Internacionalização em pesquisa: caminhos e possibilidades. Como o PPGICS um dos programas de pós-graduação integrantes da Política de Internacionalização da Fiocruz (Print), o debate tratará sobre desafios, aprendizados e perspectivas para aumentar as possibilidades de parcerias e produção de conhecimento.

O segundo dia se propõe a conversar sobre a experiência da pesquisa e a formação profissional. Existe vida após a Pós? Trajetórias profissionais após a titulação traz, pela manhã, ex-alunos do Programa e profissionais que trabalham com informação e comunicação em saúde para compartilhar como têm sido seus percursos nas áreas pública, privada e acadêmica, o que as levou até esses caminhos e quais contribuições têm deixado no mundo. Depois do almoço, a roda de conversa As trajetórias por trás da pesquisa: conversa sobre as vivências acadêmicas se propõe a, permeada pela arte e pelo humor, se debruçar sobre os desafios e as demandas do percurso da pesquisa científica na vida pessoal de estudantes e pesquisadores.

No dia 12, os percursos do mestrado e doutorado e suas exigências, complexidades e graus de ineditismo, quando o pesquisador e a pesquisadora em formação precisam apresentar contribuição relevante e original, serão debatidos na roda de conversa intitulada Construindo o método: os bastidores do percurso, que tem como premissa, as seguintes perguntas: Quais as trajetórias metodológicas percorridas para melhor responder às perguntas de pesquisa em perspectiva interdisciplinar? Quais são os bastidores da ciência?

Para fechar a Jornada, haverá a visita guiada Conhecendo o Espaço Fiocruz. Em função da pandemia de covid-19, a comissão organizadora, composta por alunos e alunas do Programa, convida os(as) demais discentes do Programa para conhecerem de perto, vivenciarem com o corpo, a mente e o coração, o patrimônio social que a Fiocruz acolhe, compartilha e representa.

Programe-se!

4ª Jornada Discente PPGICS 2022 – Vida acadêmica e o ofício da pesquisa: desafios, perspectivas e perrengues

Data: 10, 11 e 12 de agosto
Programação
Horário: das 9h às 16h30h
Local: Campus Maré – Fiocruz
Inscreva-se: ppgics@icict.fiocruz.br – Assunto: INSCRIÇÃO JORNADA 2022
Saiba mais!

Links importantes

Inscrições: ppgics@icict.fiocruz.br – Assunto: INSCRIÇÃO JORNADA 2022
4a Jornada Discente PPGICS 2022 - Programação
4a Jornada Discente PPGICS 2022 - Ementa
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS)

Voltar ao topoVoltar