Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

17ª SNCT: Editora Fiocruz promove rodas de conversa sobre jogos, história e saúde

Editora Fiocruz na SNCT 2020

21/10/2020

Marcella Vieira/Editora Fiocruz, com informações da SNCT 2020

Compartilhar:

No ano em que a Fiocruz completa 120 anos, o enfrentamento à pandemia da Covid-19 tornou-se a grande missão da instituição. Pela primeira vez, a participação da Fiocruz na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento anual que está em sua 17ª edição, será totalmente on-line, no período de 19 a 23 de outubro. Produzida junto às Universidades Federais da Bahia (Ufba), do Rio de Janeiro (UFRJ) e Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a programação contou com iniciativas diversas e formatos variados, incluindo atividades ao vivo e gravadas. 

Em sua missão de ampliar o conhecimento científico difundido em suas publicações, a Editora Fiocruz promoveu, no dia 22 de outubro, duas ações como parte da programação da SNCT 2020: as rodas de conversa Jogos e Saúde e História e Pandemia. Os bate-papos virtuais foram transmitidos pelo canal da Fiocruz no YouTube.    

Autores e convidados da Editora falaram sobre pesquisas e livros relacionados aos temas propostos. A roda de conversa Jogos e Saúde teve início às 16h, e contou com as participações das professoras Fátima Regis (Uerj) e Flávia Garcia de Carvalho (Fiocruz). A mediadora foi Inesita Soares de Araújo, pesquisadora titular do Icict/Fiocruz. Em seguida, às 17h, houve a transmissão da roda de conversa História e Pandemia, com Gabriel Lopes e Simone Kropf, sob a mediação de Dominichi Miranda de Sá, todos pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). 

Na terça-feira (20/10), o livro Manguinhos do Sonho à Vida: a ciência na Belle Époque foi oficialmente lançado durante a cerimônia de abertura do evento. Escrita e coordenada pelo historiador Jaime Benchimol, pesquisador da COC/Fiocruz, a obra é uma reimpressão comemorativa dos 120 anos da Fiocruz. Clique aqui para assistir.

Confira os detalhes sobre as atividades da Editora Fiocruz na 17ª SNCT:

Autores em Roda de Conversa - Jogos e Saúde
22 de outubro (quinta-feira) | Horário: 16h 
Tema: Jogos digitais e pandemia: a tecnologia a serviço da ciência e da educação diante da Covid-19
Livro: O Jogo como Prática de Saúde (2018 | coleção Fazer Saúde)
▶️ Clique aqui para assistir na íntegra.

Participantes:
Fátima Regis: doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ; professora da Faculdade de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). 

Flávia Garcia de Carvalho: coautora de O Jogo como Prática de Saúde; doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Icict/Fiocruz; professora do Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da COC/Fiocruz. 

Mediadora
Inesita Soares de Araújo: coautora dos livros Comunicação e Saúde e O Jogo como Prática de Saúde; doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ; professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Icict/Fiocruz; pesquisadora titular da Fiocruz. 

Autores em Roda de Conversa - História e Pandemia
22 de outubro (quinta-feira) | Horário: 17h 
Tema: Pensar a pandemia pela história da saúde: o valor da ciência e da Fiocruz diante dos desafios do novo coronavírus
Livros: Doença de Chagas, Doença do Brasil: ciência, saúde e nação, 1909 – 1962 (2009) e O Feroz Mosquito Africano no Brasil: o Anopheles gambiae entre o silêncio e a sua erradicação, 1930-1940 (2020), ambos da coleção História e Saúde
▶️ Clique aqui para assistir na íntegra.

Participantes:
Gabriel Lopes: autor de O Feroz Mosquito Africano no Brasil; historiador; doutor e pesquisador em estágio de pós-doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (PPGHCS/COC/Fiocruz); ganhador do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2017. 

Simone Kropf: autora de Doença de Chagas, Doença do Brasil e coautora de Carlos Chagas: um cientista do Brasil (livro finalista do Prêmio Jabuti), ambos lançados em 2009; doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF); pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz; professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (PPGHCS/COC/Fiocruz). 

Mediadora
Dominichi Miranda de Sá: autora de A Ciência como Profissão: médicos, bacharéis e cientistas no Brasil, 1895-1935 (2006) e coorganizadora de Antropologia Brasiliana: ciência e educação na obra de Edgard Roquette-Pinto (2008); doutora em História Social pela UFRJ; pesquisadora da COC/Fiocruz; chefe do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde e professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da COC/Fiocruz.  

SNCT 2020
As informações e a programação completa da Fiocruz na SNCT 2020 estão disponíveis no site snct.fiocruz.br. O tema nacional do evento este ano foi Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira.

Voltar ao topoVoltar