Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Documentos


Confira alguns documentos que foram construídos com a colaboração do Programa Institucional Intersetorial de Violência e Saúde da Fiocruz.

- Posicionamento da Fiocruz contra o PL 1904

- Cartilha Assédio moral, sexual e outras formas de violências no trabalho

Seminário Desastres Ambientais e Violências 2019. Relatório

Documentos de trabalho

- Fiocruz - Violência Armada e outras urgências, Violências no Trabalho e Saúde Mental (2023)

- Fiocruz, Violências, Urgências e Emergências (2019)

O tema da violência no VIII Congresso Interno da Fiocruz: a Fiocruz e o futuro do SUS e da democracia. Relatório CD (2018) 

Oficinas

- Violências, Territórios e Cidadania (2017)

- Violência e Serviços (2017) 

- Violências e Relações de Trabalho (2017) 
 

Política de drogas, Violência e Saúde

Fórum Territorial Política de Drogas, Violência e Saúde

O Fórum Territorial Política de Drogas, Violência e Saúde foi uma iniciativa de diversas organizações da sociedade civil e instituições de saúde localizadas na Área Programática de Saúde 3.1 da cidade do Rio de Janeiro, que sofrem os impactos da guerra às drogas sobre o funcionamento de suas instituições e sobre os direitos e a saúde de trabalhadores e moradores.  Esse grupo entende que este é um tema estratégico para a democracia e para a segurança pública no país.  

Nesse sentido, os seguintes grupos se organizaram neste Fórum para debater e mostrar para a sociedade as graves consequências envolvidas nessa problemática: Redes da Maré, Observatório de Favelas, Coletivo Papo reto (Complexo do Alemão), Movimento Popular de Favelas, Trabalhadores de Saúde Mental da AP 3.1, Programa Institucional Violência e Saúde, Programa Institucional Álcool, Crack e outras Drogas/PACD  e Cooperação Social, os três últimos da Fundação Oswaldo Cruz.

As instituições que compuseram este Fórum entendem que é necessário construir novas formas de lidar com o tema das drogas, por meio de políticas públicas pautadas na cidadania, no cuidado, na autonomia e na garantia de direitos, sobretudo o direito à vida. Entendem ser fundamental aumentar a rede de parceiros para pautar e debater a questão através da perspectiva dos direitos a fim de construir um enfoque específico para que o debate tenha força, possa produzir transformação e contribuir com a mudança do cenário de violação de direitos.

O Fórum Territorial foi criado no final do ano de 2017 e funcionou até meados de 2020.  Clique nos links e conheça um pouco do que aconteceu.
 

Texto de Criação do Fórum Territorial Política de Drogas, Violência e Saúde

Relatoria do I Encontro Territorial

Relatoria do II Encontro Territorial

Moção de repúdio contra a Guerra às Drogas - Abrasco/2018 

Nota de Repúdio à Violência Policial na Maré (2018)

 

Voltar ao topoVoltar