Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz lança hotsite dos seus 120 anos de história

Printi da página inicial do site

26/05/2020

Por Simone Kabarite (Hotsite Fiocruz 120 anos)

Compartilhar:

Para marcar os seus 120 anos como maior instituição de ciência e saúde da América Latina, a Fiocruz lança um hotsite alusivo à data.  Dos primórdios de sua criação, no início do século passado, quando foi erguida para dar respostas à sociedade que sofria os graves efeitos da peste bubônica, às ações recentes da Fiocruz no enfrentamento da pandemia por Covid-19, o hotsite destaca grandes acontecimentos dessa longa história. Entre as iniciativas atuais da Fiocruz em resposta a esse grande desafio estão a construção, em menos de dois meses, de um Complexo Hospitalar para atender pacientes graves da doença, a produção de testes moleculares do Covid-19 em grande escala para o Ministério da Saúde e a coordenação no Brasil do ensaio clínico Solidariedade (Solidarity) da OMS, cujo objetivo é investigar a eficácia de quatro tratamentos para o Covid. 

As ações que marcaram a trajetória da Fiocruz foram lembradas pela presidente Nísia Trindade Lima,no debate on line que comemorou o aniversário de 120 anos e contou com representantes do governo, de instituições e da sociedade civil. Na ocasião, Nisia resgatou fatos que impulsionaram a Fiocruz a ser uma referência mundial no campo da saúde, e reforçou que a missão se mantém viva até hoje.

Dividida por décadas, na Linha do Tempo, o visitante pode conhecer fatos que marcaram a instituição e mudaram a vida da população brasileira e da ciência mundial. Além de acontecimentos importantes da jornada da instituição, o visitante entrará em contato com curiosidades desses 120 anos, disponibilizadas no portal da instituição, como a visita do físico alemão Albert Einstein à Fiocruz e a expedição de Carlos Chagas e outros cientistas à Amazônia. 

O marco dos 120 anos inspirou manifestações de apoio e reconhecimento da excelência da instituição de vários setores da sociedade. As citações ao marco dos 120 anos ganharam destaque de políticos, cientistas, profissionais da saúde e trabalhadores no Twitter . O visitante pode conferir, ainda, depoimentos de profissionais, artistas e trabalhadores que destacam a importância histórica da Fiocruz para o país. O Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN) mobilizou vários setores da sociedade para colher e receber manifestações de agradecimento. Já a Assessoria Parlamentar (ASPAR) da Fiocruz Brasília fez uma ampla artiulação junto a parlamentares para a captação de depoimentos sobre o aniversário da instituição.

Voltar ao topoVoltar