Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Agenda Fiocruz - 25 a 29 de novembro

Foto de uma agenda aberta com caneta e post it

10/01/2018

Compartilhar:

SEGUNDA-FEIRA: 25/11

Pré-lançamento da Cartilha de Prevenção à Violência Armada em Manguinhos. Haverá duas mesas-redondas (Experiências de prevenção à violência armada e mitigação de impactos à saúde e Educação, saúde e os impactos da violência armada).
Horário: 9h às 16h
Local: auditório do INCQS
Inscrições no local

Workshop em Direito autoral – Difusão de acervos culturais na COC. O objetivo do evento é proporcionar autonomia e segurança aos gestores de acervos para a realização da liberação de direitos autorais, visando atividades de difusão cultural.
Horário: 9h às 16h30
Local: Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira do Centro de Documentação e História da Saúde

Palestra Caminhando juntos: uma conversa sobre a relação orientador-orientando. Com a proposta de refletir sobre os diferentes aspectos desta relação, o encontro conta com a participação das orientadoras Cristina Pessolani (IOC) e Simone Oliveira (Ensp), do aluno Rodrigo Ramos Lima (COC) e da egressa Helena D’Anunciação (IOC).
Horário: 9h30
Local: sala de treinamento da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe), no Campus Manguinhos

*Defesa de tese de doutorado em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas: Understanding the development and impact of non-alcoholic fatty liver disease (NAFLD) and HIV infection: Using non-invasive tests, microbial signatures, and functional pathways to diagnose and evaluate the pathogenesis of steatosis and fibrosis. Por Carolyn Morrissey Yanavich. Orientadores: Beatriz Gilda J. Grinsztejn e Hugo Perazzo Pedroso Barbosa.
Horário: 10h30
Local: auditório do Pavilhão de Ensino do INI

TERÇA-FEIRA: 26/11

IV Simpósio Fio-Câncer. O evento é uma iniciativa do Programa de Pesquisa Translacional Fio-Câncer e tem como objetivo revisar as ações da Rede para a discussão, consolidação e elaboração de projetos estruturantes que serão encaminhados institucionalmente para captação de recursos. O evento contará com apresentação de trabalhos, sob a forma de pôsteres e apresentações orais, assim como apresentação do andamento das mini-redes por parte dos líderes das mesmas submetidas ano passado ao programa Fio-Câncer.
Horário: 8h30 às 16h30
Local: Scorial Rio Hotel (Rua Bento Lisboa 155, Flamengo)

BVS Saúde dos Povos Indígenas oferece treinamento na Fiocruz Amazônia. O objetivo é discorrer sobre o modelo BVS Saúde dos Povos Indígenas, abordando histórico, estrutura, fontes de informação e sua importância para o campo das ciências da saúde.
Horário: das 9h às 17h (o evento prosseguirá no dia 27)
Local: Fiocruz Amazônia

Seminário Políticas sociais e pleno emprego: a Teoria Moderna da Moeda como alternativa. O evento é organizado pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, que trouxe ao Brasil o economista americano Randall Wray, pesquisador do Levy Economics Institute do Bard College e um dos principais autores da Teoria Moderna da Moeda. Também participarão os economistas e professores Pedro Rossi, da Universidade de Campinas (Unicamp) e José Márcio Camargo (PUC-Rio), com mediação do pesquisador Carlos Gadelha, coordenador de Ações de Prospecção da Fiocruz. O evento terá transmissão online.
Horário: 9h
Local: Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro

Seminário Gestão do Risco da Mudança do Clima para a Saúde Urbana – Construindo Cidades Resilientes. A iniciativa destaca os principais desafios e potenciais das cidades para integrar ações de adaptação às alterações climáticas e mitigação das emissões de gases contribuintes para o efeito estufa.
Horário: 9h
Local: Auditório Maria Deane – Pav. Leônidas Deane

Seminário Mulheres cientistas na trajetória de 120 anos da Fundação Oswaldo Cruz. Promovido pela COC, o evento é gratuito e não há necessidade de inscrição. Confira a programação completa no site da COC, o encontro segue no dia 27 de novembro.
Horário: 9h30
Local: Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira do Centro de Documentação e História da Saúde

Formação de tutores e preceptores dos programas de residência multiprofissional da Escola Fiocruz de Governo
Local: Fiocruz Brasília
Mais informações no Campus Virtual Fiocruz

Responsabilidade civil no direito à saúde – Programa de Direito Sanitário
Horário: 18h30
Local: Fiocruz Brasília
Mais informações no Campus Virtual Fiocruz

QUARTA-FEIRA: 27/11

1º Encontro Nacional de Governo Aberto e Ciência Aberta
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Fiocruz Brasília
Mais informações no site da Fiocruz Brasília

Curso de atualização em memórias, histórias, identidades e territórios: produzindo e preservando registros e informações.
Horário: 8h30 às 13h
Local: sala 314 da EPSJV

QUINTA-FEIRA: 28/11

Defesa de tese do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências da COC. Claudio de Araújo Lima e a divulgação de teorias médico-psicológicas no Rio de Janeiro (1940-1959). Por Ede Conceição Bispo Cerqueira. Orientadora: Ana Teresa A. Venâncio (COC)
Horário: 9h30
Local: sala 304 do Centro de Documentação e História da Saúde

Encontro às Quintas na COC. Cientistas no exílio: autoritarismo, sofrimento e conhecimento, por Denise Rollemberg (UFF), André Felipe Cândido da Silva e Gilberto Hochman (COC)
Horário: 10h
Local: Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira do Centro de Documentação e História da Saúde

Doutorado em Biologia Parasitária do IOC: Rotavírus A e Norovírus em crianças da comunidade de Manguinhos, Rio de Janeiro: susceptibilidade do hospedeiro, monitoramento do vírus vacinal RV1 e genótipos circulantes. Autora: Carina Cantelli Pacheco de Oliveira. Orientador: José Paulo Gagliardi Leite
Horário: 10h
Local: sala 6 do Pavilhão Cardoso Fontes

Webinar Mensagens-chave da 10ª Conferência sobre Ciência e HIV (IAS 2019), com as participações de Beatriz Grinsztejn, chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids (INI) e membro do Conselho de Administração da IAS para a América Latina e Caribe, e Fernanda Côrtes (IOC)
Horário: 11h30
Local: Confirme sua participação no site do INI

DH em debate - Encontro de direitos humanos, saúde e territórios de favelas. Ciclo 3 - Direitos Humanos: origens, percursos e ressignificações 
Horário: 13h30
Local: Epidauro do Museu da Vida
Inscrições no local

SEXTA-FEIRA: 29/11

Centro de Estudos do IOC: Filosofia da ciência e tecnologia. Palestrante: Rodrigo Alves Neto (Unirio). Mediador: Luiz Vianna (doutorando em Bioética da Ensp)
Horário: 10h
Local: Auditório Emmanuel Dias – Pavilhão Arthur Neiva

Sessão clínica do INI com o tema Atualidades em Sepse. Apresentador: Dr. André Miguel Japiassú (médico intensivista do INI).
Horário: 12 horas
Local: sala 01 do Pavilhão de Ensino do INI

Doutorado em Biologia Celular e Molecular do IOC: Terapia fotodinâmica para o tratamento de alguns tumores do sistema nervoso: da concepção aos testes in vitro. Autora: Edith Alejandra Carreño Mendivelso. Orientadores: Luiz Anastácio Alves e Andrea Henriques Pons
Horário: 14h
Local: sala 26 do Pavilhão 108

Voltar ao topoVoltar