31/10/2005
Programação da Fiocruz no Ano do Brasil na França
Exposição Medicina, ciência e saúde nas relações Brasil-França
A exposição será composta de seis módulos temáticos, apresentando um panorama dos laços de colaboração entre os dois países no campo da Saúde e da Medicina, com uma abordagem histórica, cientifica e cultural, nas diversas áreas onde esta relação foi efetivamente pertinente e frutuosa. O circuito de visita conta com painéis, obras e instrumentos, adotando um partido museográfico moderno e uma linguagem de apresentação adaptada ao grande público. Serão destacados temas como as relações da medicina francesa na implantação da medicina acadêmica no Brasil, em especial no ensino, na formação de sociedades médicas e no desenvolvimento das práticas médica e cirúrgicas; a saúde pública, em especial a luta contra as epidemias, o saneamento e a Revolução Pasteuriana e Oswaldo Cruz; Ciência, Saúde e Positivismo: influência do positivismo, inaugurado por Auguste Comte, e as reformas urbanas; a tradição hospitalar e a emergência das especialidades médicas; a medicina militar; as pesquisas em medicina tropical, e a cooperação médico-científica contemporânea.
Curadoria científica: Nisia Trindade Lima e Flavio Edler – COC-Fiocruz
Curadora geral: Gisele Catel
Período: 14 de novembro a 18 de dezembro de 2005.
Abertura: 19h30
Local: Museu do Serviço de Médico das Forças Armadas do Val-de- Grâce, Paris.
Patrocinadores: BNP e Mérieux.
Seminário Medicina, ciência e saúde nas relações Brasil-França: passado, presente e futuro
O tema da cooperação científica entre o Brasil e a França, em particular no que se refere à medicina e à saúde, que articula a exposição acima, será objeto deste Seminário.
Pretendemos reunir especialistas brasileiros e franceses em torno de temas centrais da medicina, tendo como principal objetivo apontar as grandes linhas de desenvolvimento da cooperação entre os dois países, a partir de discussões sobre políticas científicas atuais no campo da saúde, assim como promover, ao mesmo tempo, a recuperação da memória dessas relações. Nossa intenção é, também, estreitar nosso diálogo com algumas das principais instituições francesas de ensino e pesquisa, tanto no campo da história das ciências quanto no da bio-medicina, tais como a EHESS, o sistema universitário francês, o Instituto Pasteur, Inserm e CNRS.
Data: 14, 15 e 16 de novembro
Horário: 9:00 horas
Local : Anfiteatro Jacques Monod, Instituto Pasteur, Paris
Patrocinadores: BNP e Mérieux
Fórum Ciência e Sociedade: saúde e ambiente
Tem o objetivo de aprofundar as relações entre as atividades de pesquisa científica e a educação de jovens, consistindo na realização de oficinas e debates envolvendo pesquisadores, professores e estudantes do ensino médio. O fórum já se realiza há cinco anos no Brasil, com apoio do Consulado da França
Data: 08, 09 e 10 de novembro
Horário: 9:00 horas
Local : Auditório do Museu Nacional de História Natural de Paris
Patrocinadores: Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Conselho Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS).
Lançamento do livro Louis Pasteur & Oswaldo Cruz: inovação e tradição em saúde
A recepção do pasteurianismo no Brasil e seus legados na institucionalização das pesquisas em saúde pública no século XX. O livro será uma co-edição bilíngüe (francês/português) do Instituto Pasteur e da Fundação Oswaldo Cruz.
Data: 14 de novembro
Horário: 12:00 horas
Local: Instituto Pasteur, Paris.
Patrocinador: BNP