30/11/2018
Por: Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)
Educadores, pesquisadores, artistas, inovadores, cooperativistas, empreendedores e demais interessados em ciência, arte e inovação. Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do Simpósio Ciência, Arte e Cidadania, promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A iniciativa conta com uma programação repleta de atividades culturais, debates, oficinas e palestras com profissionais que atuam na interface entre ciência e arte. Entre os destaques estão as conferências Portinari: do cafezal à ONU, que será ministrada pelo professor e diretor do Projeto Portinari, João Portinari, e 200 anos de Frankenstein, com a presença do professor da Universidade de São Paulo (USP), Luis Paulo Piassi. A participação é gratuita.
Com o objetivo central de compartilhar experiências, o encontro será realizado nos dias 7 e 8 de dezembro, das às 9h às 19h, na Casa da Ciência da UFRJ, no Rio de Janeiro (R. Lauro Muller, 3, Botafogo). Os participantes podem submeter, até o dia 2/12, relatos de experiência com oficinas, performances e instalações elaboradas na interface ciência, arte e educação. Serão selecionadas 15 propostas para apresentação oral. Acesse o modelo de submissão e a página para inscrições.
O planejamento da 10ª edição do Simpósio Ciência, Arte e Cidadania teve início ainda em 2017, a partir da jornada preparatória, que contou com a participação do pesquisador John Talasek, diretor de Programas Culturais da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. A realização desta edição especial visa a captação de recursos de agências de fomento à pesquisa, ensino e extensão, e o estímulo à colaboração de parceiros na composição das atividades. A edição celebra, ainda, os 20 anos da linha de pesquisa transdisciplinar de CienciArte no Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC. Outra novidade é a parceria internacional com a rede de eventos do periódico ‘Leonardo’, chamada Laser Talks (Leonardo Art Science Evening Rendez-vous). O 10º Simpósio inaugura as atividades do Laser Rio.
Participam da organização o Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC, as universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal Fluminense (UFF) e do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Espaço Ciência Viva, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro). A iniciativa conta com o apoio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do IOC, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj), da Escola Parque e da Escola Nova.
Mais em outros sítios da Fiocruz