27/08/2018
Por: Comunicação GTCA/Fiocruz
O Grupo de Trabalho em Ciência Aberta (GTCA) participou da última reunião do Fórum de Unidades Regionais (FUR), que aconteceu em Manaus, no Amazonas, no dia 7 de agosto.
A coordenadora do Grupo de Trabalho, Paula Xavier, apresentou as atividades recentes do grupo que visam a construção coletiva de diretrizes institucionais para a gestão e abertura de dados para pesquisa na perspectiva no campo da saúde pública brasileira. Além da coordenadora, estiverem presentes, Flávia Elias e Márcia Motta, ambas membros do GTCA e servidoras da Fiocruz Brasília.
Um dos desdobramentos da reunião foi o compromisso dos diretores de unidades regionais de indicar profissionais das unidades para atuarem como pontos focais e integrar comitê executivo da política de gestão e abertura de dados da Fiocruz, coordenado pelo GTCA. A primeira atividade dos pontos focais será a organização de reuniões locais para o debate do Termo de Referência.
O calendário de visitas do GTCA em unidades regionais será inaugurado ainda em agosto, com debate na Fiocruz Minas Gerais que servirá como pré-teste do instrumento de coleta de informações sobre a atual gestão de dados para pesquisa na instituição. As demais unidades serão percorridas entre setembro e novembro. Em breve, o calendário de visitas será divulgado.
Além das unidades regionais, o GTCA pretende amadurecer os debates sobre a gestão e abertura de dados para pesquisa através do debate com outras instâncias, como Câmaras Técnicas. Uma consulta pública e apreciação do documento pelo Conselho Deliberativo, até o início de 2019 marcam as últimas etapas do processo.
Reprodução autorizada mediante indicação da fonte.