Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Acompanhe as iniciativas da Fiocruz para a 15ª Conferência Nacional de Saúde

Mosaico com fotos de várias conferências de saúde e eventos preparatórios

27/11/2015

Por Daniela Lessa / Portal Fiocruz

Compartilhar:

Com o tema Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro, a 15ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) será realizada no período de 1º a 4 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. As conferências são eventos que, conforme determinado pela Lei 8.142, ocorrem a cada quatro anos com o objetivo de avaliar a situação da saúde no país; definir políticas e prioridades para as políticas do setor; propor condições de acesso e acolhimento; e fortalecer o controle social.

Afinada com os objetivos das conferências e artífice da intensificação da participação popular no setor de saúde desde a 8ª CNS, em 1986, a Fiocruz tem fomentado, ao longo 2015, uma série eventos para estimular o debate e a participação social, visando contribuir para fortalecer as discussões da conferência e o controle social na saúde.

Alguns resultados dessa mobilização foram o convite recebido pelo Museu da Vida para levar a exposição Pelos Caminhos do SUS e a elaboração do documento Direito à Comunicação e informação para consolidar a democracia e o direito à saúde - Contribuições para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que contou com a participação de diversas entidades do setor de saúde, do setor de comunicação social, informação e de pessoas físicas por meio de contribuições online no site do PenseSUS

O documento, que será entregue durante a 15ª CNS, resultou do I Diálogo PenseSUS – Democracia, comunicação, informação e direito à saúde: mobilização para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, realizado em 29 e 30 de setembro de 2015 e aberto a pesquisadores, gestores, estudantes, ativistas sociais, usuários dos serviços de saúde e demais interessados nas discussões no campo da comunicação, informação e saúde. A visão do documento é de que o acesso e participação nos processos de comunicação e informação são direitos fundamentais, assim como o direito à saúde. Além disso, o documento destaca que uma sociedade bem informada acerca dos seus direitos, com um nível de democratização da comunicação elevado e com a participação de diferentes setores da sociedade na ampliação do debate público sobre saúde, pode fortalecer o direito à saúde.

O Canal Saúde, que será lançado como canal público durante a 15ª CNS e estreia na TV aberta logo após a conferência, em 9/12, também incentivou a participação popular antes da conferência por meio de uma campanha, convidando o público a sugerir pautas para a emissora e enviar fotos, vídeos e informações sobre o processo da conferência em suas cidades e estados. O Canal também realizou, durante o ano, uma série de debates sobre temas em discussão na conferência, sobre a nova metodologia de organização dos conselhos municipais e estaduais, entre outros assuntos.

Os vários veículos de comunicação da Fiocruz também têm divulgado e acompanhado as realizações em prol da conferência.

Voltar ao topoVoltar