Organizadoras: Maria Lucia Mott e Gisele Sanglard
Terceiro volume da Coleção História & Patrimônio da Saúde, este livro é resultado do esforço para reunir informações sobre as instituições de saúde de São Paulo a partir de fontes documentais diferenciadas: as edificações. A obra oferece ao leitor – ao longo de seis capítulos – novos ângulos de análise e ressalta o valor dessas fontes até agora pouco exploradas pelos pesquisadores. As transformações históricas que marcaram o hospital podem ser acompanhadas, por exemplo, por suas diferentes nomenclaturas como abrigo, amparo maternal, asilo, assistência médico-cirúrgica, casa de saúde, clínica, dispensário, enfermaria, pronto-socorro, recolhimento de dementes e sanatório, entre outras. Acompanha o livro um CD-ROM com informações históricas e arquitetônicas sobre as instituições estudadas.
Preço: R$ 86,00 | 219 páginas
Comprar este livro na Livraria Virtual
ISBN: 978-85-786-8034-3. 2011. il. Coedição com a Manole.
Prefácio
Homenagem à Maria Lucia Mott
Apresentação
Parte 1
1) Guerra e paz: alguns cenários da vida hospilar
2) Arquitetura hospitalar em São Paulo
3) Concepção de saúde e doença nos debates parlamentares paulistas entre 1830 e 1900
4) Assistência à saúde, filantropia e gênero: as sociedades civis na cidade de São Paulo (1893-1929)
5) O discurso da excelência em solo paulista – marchas e contramarchas na criação e instalação do Hospital das Clínicas (1916-1950)
6) As Irmandades da Misericórdia e as políticas públicas de assistência hospitalar no Estado de São Paulo no período republicano
Parte 2
Instituições e edificações descritas no CD-ROM