29/09/2023
Farmanguinhos/Fiocruz
A Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), e Universidade de Aveiro (UA), Portugal, promovem, no dia 16 de outubro, um debate sobre Saúde e o acesso aos medicamentos essenciais no contexto do Complexo da Saúde. No formato híbrido, participarão do evento o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger; o presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo, e o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, Helder Mota. Como comentaristas o médico da Escola de Saúde da UA, Vitor Coutinho, e a coordenadora adjunta de Educação da Fiocruz, Eduarda Cesse.
O encontro é gratuito. Os interessados em participar do evento devem fazer sua inscrição. O debate será transmitido de forma remota pelo canal do YouTube de Farmanguinhos/Fiocruz, às 12h, pelo horário de Brasília. Em modo presencial, o debate será na Sala de Atos Acadêmicos da UA. Aqueles que estiverem fora do país devem estar atentos aos horários, visto que a transmissão ocorrerá às 16h, em Portugal, e às 17h no fuso horário central europeu.
A Universidade de Aveiro é uma fundação pública de Portugal, tendo como missão a intervenção e desenvolvimento da formação graduada e pós-graduada, a investigação e inovação e a cooperação com a sociedade, que visa trocar experiências sobre desafios e oportunidades na promoção e acesso à saúde.
Laboratório farmacêutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde, Farmanguinhos/Fiocruz, fundado em 1976, é uma unidade técnico‐científica da Fiocruz que se destaca na luta pela redução de custos de medicamentos, permitindo a ampliação do acesso de mais pessoas aos programas de saúde pública. Tem capacidade para fabricar até dois bilhões e meio de unidades farmacêuticas, em 41 tipos de medicamentos, referentes a 13 classes terapêuticas. Entre eles, estão aqueles voltados para o tratamento de doenças endêmicas, como malária e tuberculose; antirretrovirais, como os utilizados para o tratamento da aids; suplementos; vitaminas; e outros.
Mais em outros sítios da Fiocruz