Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Programação especial celebra início do ano letivo da Casa de Oswaldo Cruz


15/03/2023

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

O início do ano letivo da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) será celebrado com uma agenda especial no mês de março, marcada pela aula inaugural da unidade, com a presença do antropólogo Luiz Eduardo Soares, e as aulas de abertura dos programas de pós-graduação das áreas de história, patrimônio cultural e divulgação científica.

Confira abaixo a programação completa:

Aula Inaugural da COC (22/03)

A Casa de Oswaldo Cruz recebe no dia 22 de março, às 10h, o antropólogo, cientista político e escritor Luiz Eduardo Soares para a aula inaugural A demanda por ordem ontológica e o fascismo no Brasil. Aberta ao público, a atividade será realizada no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ), e contará com a apresentação e moderação do professor e pesquisador Marcos Chor Maio. Haverá transmissão ao vivo pelo Canal da COC no YouTube e tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Aula de abertura do PPGDC (13/03)

O mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde e a especialização em Divulgação e Popularização da Ciência da Casa de Oswaldo Cruz promovem aula aberta conjunta sobre o tema Divulgação Científica para Equidade e Justiça, com o professor Alan Alves Brito, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Angela M. Calabrese-Barton, professora de Estudos Educacionais na Universidade de Michigan (EUA). A aula, em 13/03, às 14h, acontece no CDHS, em Manguinhos (RJ). Com tradução simultânea, o evento pode ser acompanhado no canal da COC no YouTube.

Aula de abertura do PPGHCS (27/03)

Ulisses Africano: memória, literatura e história na escrita de si de André Rebouças será o tema da aula de abertura do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS), apresentada pela professora titular livre do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Hebe Mattos. O evento será realizado presencialmente no Salão de Conferência do CDHS, em Manguinhos (RJ), no dia 27 de março, às 10h.

Aula de abertura do PPGPAT (28/03)

O início do ano acadêmico do Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da COC será marcado pela palestra O lugar das memórias difíceis nos estudos contemporâneos sobre patrimônio com a professora da Unicamp, Cristina Meneguello, e pelo lançamento do livro ‘A gestão de riscos como estratégia para a preservação do patrimônio cultural das ciências e da saúde’. O evento acontece presencialmente no dia 28/3, às 14h, no Salão de Conferência do CDHS, em Manguinhos (RJ).

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar