Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

PITSS vivencia ações de projeto de cuidado de idosos no pós-pandemia


09/02/2023

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

O Programa Institucional Territórios Sustentáveis e Saudáveis (PITSS) da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) realizou uma vivência no Maranhão para conhecer o projeto "O cuidado de idosos no pós-pandemia: a qualificação como estratégia para reduzir desigualdades".

O projeto, coordenado por Daniel Groisman e Ronaldo dos Santos Travassos,  é um desdobramento do projeto “Cuidando de quem cuida”, financiado pelo Edital Inova e que realizou uma pesquisa quantitativa de abrangência nacional sobre os impactos da pandemia para as condições de vida das pessoas cuidadoras de idosos.
 
Uma das atividades acompanhada pela equipe do PITSS e representantes de instituições parceiras aconteceu na Unidade Básica de Saúde Cintra, na ocasião do I Encontro de Cuidadores: Fortalecendo a Rede de Apoio da Pessoa Idosa, em diálogo com profissionais de saúde vinculadas ao projeto. No encontro, por meio de dinâmicas de grupo, rodas de conversas e oficinas, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiencias, necessidades e estratégias de enfretamento para aprimorar a rede de apoio da pessoa idosa.

A equipe do PITSS também visitou Unidade Básica de Saúde Coroadinho e a Escola Comunitária para conhecer as instalações e dialogar com agentes comunitárias de saúde, que exercem papel importante para o desenvolvimento local do projeto.

*O encontro no Maranhão foi realizado em novembro de 2022.
 

Voltar ao topoVoltar