Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Editora Fiocruz está entre os cinco finalistas do Prêmio Jabuti na categoria Ciências

08/11/2022

Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Compartilhar:

A Editora Fiocruz está entre os cinco finalistas do 64º Prêmio Jabuti, a maior premiação literária do Brasil! Um livro da Editora estão entre os cinco finalistas da categoria Ciências: o e-book Os Impactos Sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia. O anúncio dos cinco finalistas de cada uma das 20 categorias foi feito nesta terça-feira (8/11) pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).  

Lançado em 2021, o volume integra a série "Informação para Ação na Covid-19", parceria entre Editora Fiocruz e Observatório Covid-19 Fiocruz, com apoio da plataforma SciELO Livros.

Os Impactos Sociais da Covid-19 no Brasil foi organizado pelos pesquisadores Gustavo Corrêa Matta, Sergio Rego, Ester Paiva Souto e Jean Segata. Os 17 capítulos do livro reforçam que refletir e agir sobre os efeitos de uma pandemia vai muito além do processo saúde e doença. A obra analisa os fenômenos causados pela pandemia a partir de marcadores sociais diversos, como raça, gênero, classe social, sexualidade, territórios e dinâmicas social e econômica. Em cerca de 230 páginas, o e-book congrega pesquisadores e especialistas das mais diversas áreas, incluindo antropologia, bioética, história, medicina, comunicação, ciência política, psicologia, relações internacionais e políticas públicas.

➡️ Acesse a página do e-book OS IMPACTOS SOCIAIS DA COVID-19 NO BRASIL:
https://portal.fiocruz.br/livro/impactos-sociais-da-covid-19-no-brasil-populacoes-vulnerabilizadas-e-respostas-pandemia-os

A Editora já constava na lista de 10 finalistas, divulgada pela CBL no dia 25 de outubro. O e-book Covid-19 no Brasil: cenários epidemiológicos e vigilância em saúde, organizado pelos pesquisadores Carlos Machado de Freitas, Christovam Barcellos e Daniel Antunes Maciel Villela, também apareceu na primeira lista de finalistas da categoria Ciências. 

A série "Informação para Ação na Covid-19" teve como objetivo reunir o conjunto de respostas, pesquisas e ações técnicas produzidas pela Fiocruz durante a pandemia. Com apoio do SciELO Livros, a iniciativa disponibilizou - de 2020 a 2022 - um total de cinco livros exclusivamente em formato digital e acesso aberto.

➡️ Acesse todos os e-books da coleção:
books.scielo.org/informacaoparaacaonacovid19

Cerimônia de premiação será no dia 24/11
Os vencedores do 64º Prêmio Jabuti serão anunciados no dia 24 de novembro, durante cerimônia presencial no Theatro Municipal de São Paulo. 

Referência entre os prêmios literários do país, o Jabuti é um patrimônio cultural e, há anos, vem ampliando o alcance da cultura literária nacional. A edição deste ano celebra o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, com o objetivo de valorizar a cultura popular brasileira e o reconhecimento das raízes do país, com destaque para as heranças indígenas e africanas. 

➡️ Acesse a lista completa de indicados do 64º Prêmio Jabuti: www.premiojabuti.com.br/5-finalistas

Editora Fiocruz no Prêmio Jabuti
A Editora Fiocruz já recebeu o Prêmio Jabuti e foi finalista em diversas edições. O livro Impactos da Violência na Escola foi o vencedor da categoria Educação em 2011, na 53ª edição da premiação. Em 2018, a publicação Brasil Saúde Amanhã: complexo econômico-industrial da saúde também foi finalista na categoria Ciências.

Confira abaixo algumas das participações da Editora Fiocruz no Prêmio Jabuti:

2005: Livros da Editora Fiocruz são finalistas do Prêmio Jabuti

2011: Livro da Editora Fiocruz recebe Prêmio Jabuti

2012: Livros da Editora Fiocruz estão entre os finalistas do 54º Prêmio Jabuti

2016: Prêmio Jabuti tem livros da Editora Fiocruz entre finalistas

2017: Livro da Editora Fiocruz é finalista do Prêmio Jabuti

2018: Publicação da Editora Fiocruz entre as finalistas do Prêmio Jabuti 2018

Voltar ao topoVoltar