Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ceensp debaterá desafios da ciência aberta no Brasil (8/6)


06/06/2022

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:

Com o objetivo de debater os desafios da Ciência Aberta no Brasil, o Núcleo de Ciência Aberta da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) realizará, no dia 8 de junho, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos, que abordará o arcabouço normativo e o acesso à informação. O Ceensp será transmitido pelo canal da Ensp no Youtube, às 14 horas, e contará com tradução para Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). 

De acordo com o coordenador do NCA, Leonardo Castro, três eixos principais nortearão o debate, sendo eles: a legislação que norteia os direitos autorais e a proteção da propriedade intelectual, e suas implicações para as políticas e ações voltadas para a ciência aberta; os desafios relacionados ao acesso à informação e suas implicações para os movimentos sociais da Ciência Aberta; e por último, a legislação que norteia a proteção de dados, e suas implicações para os estudos relacionados à saúde e às políticas e ações voltadas para a ciência aberta.

Para falar sobre o tema, o Centro de Estudos da Ensp contará com a participação do professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Alan Rocha; da diretora executiva do Open Knowledge Brasil, Fernanda Campagnucci; e do pesquisador do Centro de Pesquisas em Direito Sanitário (Cepedisa), Matheus Zuliane Falcão. O coordenador do NCA, Leonardo Castro, será o mediador do debate.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar