Quando e onde devo continuar usando máscara mesmo não sendo mais obrigatório?
Com o atual cenário epidemiológico da covid-19, o uso de máscaras tornou-se opcional em diversas cidades do país. Contudo, o Ministério da Saúde recomenda que as máscaras sejam utilizadas nas seguintes situações:
-Pessoas com sintomas gripais, casos suspeitos ou confirmados de covid-19, ou pessoas que tenham tido contato próximo com caso suspeito/confirmado de covid-19.
-Pessoas com fatores de risco para complicações da covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades) em situações de maior risco de contaminação pela covid-19, como: locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e em serviços de saúde.
-Todos os trabalhadores da saúde e cuidadores que atuam em áreas clínicas devem utilizar máscaras cirúrgicas de modo contínuo durante toda a atividade de rotina.
É importante lembrar que as autoridades de saúde de cada estado e município podem adotar medidas específicas sobre o uso de máscara a depender do cenário epidemiológico de cada localidade, avaliando fatores como: cobertura vacinal (incluindo doses de reforço), taxa de transmissão, taxa de hospitalização por SRAG, mortalidade, entre outros. Em caso de ocorrência de surto de covid-19 em determinado local ou instituição, recomenda-se o uso de máscara por todos os indivíduos do mesmo ambiente, devido ao potencial risco de transmissão por pessoas sem sintomas.
Fonte: Ministério da Saúde
Fonte: Fiocruz
Perguntas relacionadas