Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Integridade em pesquisa


A Integridade em Pesquisa é um campo de reflexão sobre as normas, princípios e diretrizes éticas que devem regular o desenvolvimento das pesquisas acadêmicas e científicas da Fiocruz, incluindo toda etapas do fazer científico, desde a concepção até a publicação. Refere-se a ética da atividade de um cientista e de como a ciência produzida pela Fiocruz é realizada e expressa para a sociedade.

O Guia de Integridade em Pesquisa deve orientar a atuação profissional de todo aquele que atue com função de pesquisador, independente do cargo que ocupa no plano de carreiras da Fiocruz, dos pesquisadores visitantes, e dos estudantes, sobre as boas práticas em pesquisa nos projetos realizados e financiados pela Fiocruz e as complexas questões relacionadas com a pesquisa científica e a divulgação de seus resultados.

A Comissão de Integridade em Pesquisa da Fiocruz (CIP) atua como instância consultiva e educativa sobre a integridade em pesquisa e integra o Sistema de Gestão de Integridade Pública da Fiocruz (SGIP/Fio), instituído pelo Programa de Integridade Pública da Fiocruz aprovado pelo Conselho Deliberativo (CD) de 30 de novembro de 2018.

Cabe a CIP identificar os principais riscos, com o propósito de prevenir a prática de condutas, comportamentos não aceitáveis pela comunidade científica e pela sociedade brasileira; estimular e executar ações educativas, produzir material auto instrucional e eventos relacionados à integridade em pesquisa; emitir instruções normativas; encaminhar possíveis casos de má conduta cientifica e atuar como parecerista adhoc por convocação das instâncias investigadoras de integridade. Para todas as suas competências a CIP/Fiocruz, poderá estabelecer cooperação nacional e internacional e integrar redes ou iniciativas globais de atuação.

Para a realização de suas competências atua de modo integrado com as seguintes instâncias: Grupo de Trabalho de Ciência Aberta/VPEIC, o Fórum de CEP, Comissão de Ética no uso de animais (CEUA)/Fiocruz, Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica e Rede Fiocruz de Biobancos/VPPCB, Coordenações de Pós graduação, Centro de Apoio ao discente (DAE)/VPEIC e com o SGIP Fiocruz por meio da Unidade de Gestão da Integridade (UGI)  para a prevenção e promoção da ética em pesquisa.

A CIP/Fiocruz não receberá denúncias diretamente. As denúncias de boa-fé devem ser realizadas na Ouvidoria e serão encaminhadas para as instâncias investigadoras, Corregedoria e Comissão de Ética. A retaliação à denunciantes e testemunhas é conduta não tolerada pela Fiocruz. A CIP/Fiocruz receberá diretamente apenas consultas e pela Ouvidoria as manifestações do tipo reclamações, sugestões ou solicitações de providências nos temas de integridade em pesquisa.

Coordenação:

Prof. Dr. Sergio Rego

Email: rego@ensp.fiocruz.br

Documentos:

Guia de Integridade em Pesquisa

Fluxo de trabalho da Comissão de Integridade em Pesquisa

Portaria do Guia de Integridade em Pesquisa

Relatório final de trabalho do GT

GT integridade em pesquisa

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar