Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

VPAAPS apresenta trabalhos no 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva 


01/11/2022

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

Foi realizado de 19 a 24 de novembro de 2022, no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia, o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, conhecido como Abrascão. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.

O congresso acontece a cada três anos e a edição de 2022 tem como tema central: “Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social”, em referência ao discurso do professor Sergio Arouca, ex-presidente da Fiocruz, na abertura da 8ª Conferência Nacional de Saúde e ao movimento da Reforma Sanitária. 

Integrantes da Vice-Presidência de Atenção, Ambiente e Promoção da Saúde da Fiocruz (VPPAPS) apresentaram no congresso sete trabalhos da Agenda de Saúde e Agroecologia e um do Programa Institucional Territórios Sustentáveis e Saudáveis (PITSS). 

Segundo André Burigo, os trabalhos da Agenda de Saúde e Agroecologia são fruto de reflexões coletivas sobre diferentes atividades desenvolvidas nos últimos anos, e apresentam resultados das principais ações da equipe: “A ideia é compartilhar esse debate no Congresso, dar visibilidade aos trabalhos e ainda oportunizar a participação da equipe no Abrascão, na perspectiva de formação e capacitação”, avalia.

As exposições tratam de uma pesquisa-ação sobre sistemas alimentares, envolvendo grupos da Fiocruz e do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional de Povos de Matriz Africana; sobre políticas públicas nacionais e municipais acerca da saúde e agroecologia; e sobre o processo de sistematização de iniciativas de saúde e agroecologia construídas pela Fiocruz. Também serão apresentados estudos sobre redes territoriais de saúde e agroecologia em comunidades tradicionais e de agricultura camponesa; sobre a agricultura urbana agroecológica e a promoção dos direitos à saúde e à cidade; bem como sobre aprendizados relacionados aos temas a partir da construção de diálogos e convergências.

Participantes do congresso também contaram com o relato da experiência do Programa Institucional de Territórios Sustentáveis e Saudáveis, que visa à indução, articulação e fortalecimento de ações territorializadas que promovam saúde e sustentabilidade nos territórios, considerando a integração de saberes e práticas sobre a determinação socioambiental da saúde e a integralidade aspiracional da Agenda 2030 da ONU. 

Entre outras possibilidades de atuação, o diálogo com atores dos territórios proporcionado pelo PITSS permite avançar no objetivo estratégico da Fiocruz de transformar os conhecimentos técnico-científicos produzidos na instituição em diretrizes e ações para promover mudanças positivas nas condições de vida e saúde da população, contribuindo para o fortalecimento do SUS.

Os quatro dias de Abrascão reuniu 6.100 congressistas. Foram 7191 inscritos e mais de 5.500 trabalhos aprovados. Saiba mais sobre o Abrascão.

*Matéria atualizada em 5 de novembro de 2022.

Relação de trabalhos aprovados da VPAAPS - Abrascão 2022


 

Volver arribaVolver