Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Seminário “Aportes teóricos ao estudo do ecocídio e da globalização dos territórios II: epistemologias do sul” será realizado no dia 24 de março


20/03/2023

Suzane Durães (SAS/VPAAPS/Fiocruz)

Compartilhar:

No dia 24 de março, das 11h às 14h, será realizado o seminário “Aportes teóricos ao estudo do ecocídio e da globalização dos territórios: epistemologias do sul” com a participação do coordenador do Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde (Neepes) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Marcelo Firpo; a representante da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e integrante da organização internacional Grain, Larissa Parker; e os professores do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/Coimbra), João Arriscado e Sara Araújo. 

O moderador do seminário é o coordenador pelo professor, Guilherme Franco Netto, que também coordena o Programa de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade (FioPROSAS) da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz). O debatedor é o professor do Departamento de Ciências Sociais da Ensp e integrante da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 (EFA 2030), Marcelo Rasga Moreira. 

Esse é o terceiro seminário do Ciclo de Seminário realizado no âmbito da pesquisa “Ecocídio e Globalização dos Cerrados Brasileiros: resistências e lutas dos povos e comunidades originários e tradicionais pelos direitos à saúde e à vida”, desenvolvida no âmbito da cooperação internacional entre a Fiocruz e o CES/Coimbra e tem por finalidade dar visibilidade social para o ecocídio a que povos originários e comunidades tradicionais dos cerrados brasileiros são infringidos. 
A pesquisa também visa contribuir para a formulação de políticas de saúde e intersetoriais que superem os problemas sociais enfrentados por este segmento invisibilizados da população brasileira. 

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.

Confira abaixo os temas que serão abordados por cada palestrante:
João Arriscado Nunes  - CES 
Título: As Epistemologias do Sul e o Ecocídio
Resumo: Articulação das diferentes experiências e práticas com a luta e resistência dos povos e comunidades em defesa do Cerrado. O processo de Ecocídio e Ecogenocídio do Cerrado. Exclusão abissal X ecologia de saberes e bem viver.

Sara Araújo – CES
Título: Papel do Estado e pluralismo jurídico na relação com os povos originários e tradicionais 
Resumo: Tipos de tensões que existem na relação do estado com os povos e comunidades tradicionais e originários. Colonialismo e capitalismo. Destruição dos povos e comunidades e dos seus modos de vida. 

Larissa Parker - GRAIN/Campanha Nacional em Defesa do Cerrado
Título:
As epistemologias do sul na perspectiva da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado
Resumo: As ecologias de saberes e a epistemologia do sul na perspectiva da defesa do Cerrado. Conhecimento adquirido com o trabalho realizado com os povos e comunidades tradicionais e originários. 

Marcelo Firpo Porto – Fiocruz
Título
: Interface entre as Epistemologias do Sul e a Saúde Coletiva
Resumo: Relação da interface entre as Epistemologias do Sul e a Saúde Coletiva com o Ecocídio, ecogenocídio, epistemicídio do Cerrado e a globalização dos territórios. 

Debatedor: Marcelo Rasga (ENSP/Fiocruz)
Título:
"Epistemologias do Sul e seus aportes à pesquisa social em saúde pública/coletiva: reflexões em debate"
Resumo: Debater e refletir criticamente com os palestrantes as possibilidades, aproximações e afastamentos entre epistemologias do sul e pesquisa social, buscando produzir aportes que apoiem a construção da práxis metodológica da Pesquisa “Ecocídio e Globalização dos Cerrados Brasileiros".

Acesse a agenda completa do Ciclo de Seminários.

Volver arribaVolver