Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Projeto de pesquisa sobre ciência cidadã em emergências sanitárias é aprovado no Edital Universal do CNPq

07/02/2022

gov.br

Compartilhar:

O projeto "Ciência cidadã em situações de emergências sanitárias: desafios à governança informacional" foi aprovado na Chamada Universal 2021, edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Chamada Universal busca apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País.

O projeto aprovado é coordenado por Sarita Albagli, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e professora Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Ibict.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é a instituição parceira do Ibict no projeto, que também contará com a participação de pesquisadoras e pesquisadores associados ao grupo de pesquisa CindaLab – Laboratório de Ciência Aberta e Inovação Cidadã.

O projeto “Ciência cidadã em situações de emergências sanitárias: desafios à governança informacional" tem como objetivos identificar e caracterizar formas e práticas de ciência cidadã, suas agendas e metodologias, na prevenção, monitoramento, resiliência e resposta a situações de emergência sanitária, com foco nas questões de governança informacional postas a essas iniciativas. O projeto irá contribuir também para a Plataforma de Ciência Cidadã, ora em desenvolvimento pelo Ibict.

Segundo Albagli, a pesquisa surgiu no contexto da pandemia de covid 19, que evidenciou o agravamento das emergências sanitárias e suas interrelações com causas e efeitos da crise socioambiental global. Nesse sentido, a ciência cidadã, uma das vertentes da ciência aberta, expande-se como modo de mobilizar a contribuição e o engajamento público na ciência.

Volver arribaVolver