Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Programa Inova Fiocruz recebe novos coordenadores


24/01/2023

Ascom/VPPCB

Compartilhar:

Realizada no dia 5 de janeiro, a primeira reunião do ano do Programa Inova Fiocruz marcou a apresentação formal de seus novos coordenadores, Marcia Teixeira e Marcio Rodrigues. O encontro, que aconteceu na sala de reuniões da Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS), na Casa Amarela, também discutiu a estrutura do programa, os projetos e realizações até aqui e o planejamento para as atividades futuras.

O evento teve a presença dos vice-presidentes de Pesquisa e Coleções Biológicas, Rodrigo Correa, e de Pesquisa e Inovação em Saúde, Marco Aurelio Krieger. O presidente em exercício da Fiocruz, Mario Moreira, acompanhou parte dos trabalhos e exaltou a importância do Inova para a instituição:

"Esse programa aproximou muito ciência, tecnologia, inovação e produção. Diria que essa é uma das marcas importantes desse projeto da Fiocruz, que a ex-presidente Nísia (Trindade) representou muito bem e que planejamos incentivar. Estou aqui para reiterar todo apoio à equipe e ao programa, buscando seu aprimoramento", destacou.

A coordenadora-geral do Inova, Claude Pirmez, fez questão de dar boas-vindas aos novos colegas e lembrar Milton Moraes, ex-coordenador do programa, que faleceu em novembro de 2022.

"Perdemos nosso querido Milton. Isso foi um baque muito duro para todos nós. Ao lado da enorme competência e sabedoria, ele era um amigo, preocupado com o bem-estar de todos, divertido, bem-humorado, entusiasmado com boas ideias. Ficou um vazio em todos nós, mas devemos seguir em frente. É assim que ele faria e gostaria que fizéssemos. Milton, presente", disse.

O vice-presidente da VPPCB, Rodrigo Correa, agradeceu o empenho de todos e parabenizou os dois novos coordenadores. "É sempre importante reunir a equipe, e esse encontro mostra os grandes resultados do Inova. Quero parabenizar todos vocês. Tenho certeza de que, neste ano, serão novas conquistas. O trabalho continua com a excelência de sempre", afirmou.

O vice-presidente da VPPIS, Marco Aurelio Krieger, destacou que é necessário manter todo o foco nos resultados do programa e em novas iniciativas.

"Ainda podemos aumentar nossa capacidade de aperfeiçoamento da gestão do programa e de avaliação das informações disponíveis a partir dos projetos submetidos e aprovados e do acompanhamento do andamento deles. Esse banco de dados é fundamental para que identifiquemos as nossas fortalezas e fragilidades e possamos direcionar nossos esforços para a auxiliar a Fiocruz na melhoria de seu sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação", ponderou.  

A nova coordenadora Marcia Teixeira participou da reunião de forma online e disse estar orgulhosa com a oportunidade. Marcio Rodrigues, que também será um dos coordenadores do projeto, fez coro à colega:

"Assumir a coordenação do programa ao lado das minhas colegas Claude e Marcia é uma honra. O Programa Inova, um orgulho para toda a Fiocruz, é fruto de um trabalho conjunto da VPPIS e VPPCB liderado de forma brilhante até aqui por Claude Pirmez e nosso saudoso colega Milton Ozório Moraes. Substituir Milton é impossível, mas trabalhar ao lado de uma equipe tão qualificada por um objetivo inquestionavelmente importante é muito estimulante". 

Na reunião, os colaboradores tiveram a oportunidade de rever a história e a evolução do Inova. Desde o início do programa, em 2018, foram lançados 34 editais e financiados 996 projetos. Mais de 5 mil trabalhadores da Fiocruz já participaram da iniciativa, a partir de um aporte adicional de recursos para as atividades institucionais de R$ 189,18 milhões. A chegada dos novos coordenadores traz consigo novas propostas de continuidade deste trabalho, buscando ampliar a contribuição do programa para a Fundação.

 

Volver arribaVolver