28/09/2022
Cristiane Boar
Após quatro anos de lançamento, o Programa Inova Fiocruz continua a ser uma estratégia de fomento para a Fundação, buscando estimular a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação com ações articuladas em todas as áreas de atuação institucional.
A Coordenação do Inova divulgou neste mês de setembro um Relatório de Atividades, para publicizar informações das realizações desde 2018.
Com investimento de aproximadamente R$ 135 milhões, o Inova já lançou 22 editais entre 2018 e 2021, totalizando 659 projetos, contemplados os seguintes eixos:
1. Institucional e Cadeia Produtiva que visa promover o desenvolvimento da cadeia de inovação desde a pesquisa até a produção, articulando estudos sociais, educacionais e de saúde coletiva. Este Eixo é principal pilar do programa, com perspectiva de continuidade para fortalecimento da cadeia produtiva.
2. Encomendas Especiais que visa atender demandas específicas da Fiocruz de acordo com a agenda prioritária do Ministério da Saúde, emergências sanitárias, emendas parlamentares e órgãos internacionais.
3. Redes e Capacitação que promove o suporte à formação e à capacitação no processo de inovação e em áreas de fronteira do conhecimento, bem como o estabelecimento de redes de colaboração em pesquisa
4. Desenvolvimento que se destina ao atendimento de demandas de saúde locais e potencializar a obtenção de recursos e a promoção de pesquisas inovadoras das unidades regionais em parceria ou não com Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs)
Os coordenadores do Programa Inova Milton Moraes e Claude Pirmez ressaltam que lançar o Relatório é mais uma forma que manter a transparência do Programa. “Acompanhamos todo o trabalho e com a ampliação dos editais, podemos focar em várias áreas e mostrar como o Inova fortalece diversos eixos. Apresentar um relatório interativo, é mais um investimento do Programa em Inovação e uma prestação de contas que otimiza o entendimento de como estamos em várias frentes, atendendo as mais diversas áreas.”
O Vice-Presidente de Pesquisas e Coleções Biológicas Rodrigo Correa Oliveira destaca que “O Inova traz uma nova maneira da Fiocruz atuar internamente no sistema de busca de inovação em todos os níveis e apresentar esses resultados para toda comunidade fortalece o investimento que vem sendo feito com números expressivos e trazem um investimento em programas de saúde pública, pós-doutorado, saúde indígena, alguns Proeps, ideias inovadoras.”
O Vice-Presidente de Produção e Inovação em Saúde Marcos Krieger destaca que “depois de quatro anos temos uma visão importante do que significou esse novo modelo de financiamento interno da Fiocruz no nosso sistema de Ciências, Tecnologia e Inovação e a característica mais marcante do Inova foi colocar no mesmo guarda-chuva institucional várias ferramentas e fomentos da Fiocruz, aprimorando os programas que já vinham sendo construído há muito tempo.”