Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Portaria institui Grupo de Trabalho para elaborar termo de referência sobre Saúde e Natureza 


13/07/2022

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

Dada a necessidade crescente de construir novas alianças colocando a saúde e o ambiente no centro da agenda e a precisão de que a saúde coletiva e a medicina social ampliem esse debate no âmbito do conceito de determinação social da saúde, a Presidência da Fiocruz instituiu, por meio da Portaria nº 523/22, o Grupo de Trabalho Saúde e Natureza.

A iniciativa também está em consonância com as teses aprovadas no IX Congresso Interno da Fiocruz, realizado entre outubro e dezembro de 2021, nas quais cabe à instituição posicionar a emergente temática de Saúde e Natureza no centro de seu processo de produção em Ciência, Tecnologia e Inovação – CT&I, de forma a atualizar o seu papel protagonista frente ao enorme desafio que se apresenta – à humanidade e à natureza - no mundo contemporâneo do século XXI.  

O grupo tem por objetivo elaborar o termo de referência sobre Saúde e Natureza e será coordenado pela Coordenação de Ambiente da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), vinculado com a Câmara Técnica de Saúde e Ambiente (CTSA). O GT poderá consultar outras instituições, organizações e profissionais que possam contribuir ao desenvolvimento dos trabalhos. 

A portaria estabelece que o GT será composto por pesquisadores que apresentem interesse e afinidade pelo tema, a partir de Nota Conceitual a ser apresentada pela coordenação do GT Saúde e Natureza. 

Volver arribaVolver