Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Observatório em CT&I da Fiocruz firma parceria com Ibict para aprimorar a informação dos indicadores


09/02/2022

Valentina Leite (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

O universo da informação cada vez mais fidedigno à realidade. Para aprimorar a qualidade da informação que é transmitida à sociedade, o Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fiocruz firmou uma parceria com o Sistema BrCris (sigla para Current Research Information System), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). A cooperação vai gerar maior robustez na coleta de indicadores realizada pelo Observatório em CT&I da Fiocruz.

O Ibict vem desenvolvendo, desde 2014, um modelo único de organização da informação científica de todo o ecossistema da pesquisa brasileiro, através da integração de bancos de dados que reúnem os diversos tipos de informações sobre a produção técnica e científica brasileira. Esse modelo foi denominado Sistema BrCris.

A integração atenderá a necessidade do Observatório em adotar novas abordagens de avaliação dos impactos da pesquisa. Com o auxílio da ferramenta, será possível coletar também as informações e todos os indicadores disponíveis no Currículo Lattes, por exemplo.

Como resultado, poderá aumentar a transparência de informações geradas sobre a produção técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de favorecer a percepção da sociedade a respeito dos benefícios gerados pela instituição. Poderá, por fim, oferecer um panorama integrado das ações da instituição.

Outro ganho vindo da parceria é a possibilidade de treinamento para novas ferramentas, o que gera maior qualificação da equipe – por consequência, contribui para otimizar a informação que é divulgada, documentando de maneira mais eficaz a realidade.

A longo prazo, a cooperação também fortalece o movimento da Ciência Aberta. Isso porque permite o aprimoramento de plataformas para gestão, compartilhamento e abertura de objetos informacionais, além de ações ligadas à preservação digital.
 

Mais conquistas, novas oportunidades

O projeto de pesquisa que gerou a parceria entre o Observatório em CT&I da Fiocruz e o Ibict foi aprovado recentemente em edital do Programa Inova Fiocruz. De acordo com os pesquisadores envolvidos, a pesquisa nasceu de um esforço comum para analisar, testar a viabilidade e implementar o novo sistema de agregação de dados do ecossistema da pesquisa científica na Fiocruz.

Para os indicadores de produção científica da Fiocruz, além das bases de dados já utilizadas pelo Observatório – Coleção Principal da Web of Science, Scopus e SciELO Citation Index – está prevista a integração com outras bases de dados e fontes de informação, incluindo os currículos cadastrados na Plataforma Lattes.

Nesse sentido, a informação que será produzida pelo Observatório será mais completa e dará visibilidade aos produtos que, em muitos casos, não são indexados pelas principais bases de dados comerciais. Outra ação prevista é o estudo de viabilidade de desenvolvimento de um serviço de identificação de especialistas nas diversas áreas do conhecimento da Fiocruz, a partir de ferramentas de inteligência artificial.

Volver arribaVolver