Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove próxima discussão sobre indicadores para ciência cidadã

Ícones de pessoas em várias cores diferentes

22/08/2022

VPEIC

Compartilhar:

Fiocruz promove em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) a 2ª etapa de discussão para elaboração da proposta de matriz de indicadores para Ciência Cidadã, do Marco 5 da Parceria para Governo Aberto (OGP). É um desdobramento da oficina “Indicadores de avaliação e apoio à Ciência Cidadã”, que ocorreu durante o II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã, em julho de 2022. O evento acontecerá em formato híbrido, com atividade presencial na Fiocruz Brasília, e com conteúdo exclusivo e interativo online, no dia 30 de agosto, das 14h às 17h.

Durante o encontro será realizada a apresentação e a discussão da matriz proposta de indicadores de avaliação e apoio à Ciência Cidadã, junto a organizações chave no financiamento à pesquisa no Brasil, de modo a validar e a obter sugestões sobre seu conteúdo, bem como a aferir a pertinência e a relevância de sua consideração em políticas e ações de fomento à Ciência Cidadã no país.

Voltado para financiadores de pesquisa, instituições de ensino e pesquisa, comunidade acadêmica, especialistas e profissionais interessados na temática, o evento terá a participação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Serrapilheira, Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). 

Cabe destacar que o Marco 5 “Proposição de indicadores para Ciência Cidadã” é coordenado pela Fiocruz em colaboração com o IBICT, constitui-se em um dos 11 marcos do compromisso 8 sobre "Transparência em Ciência: novos mecanismos de avaliação para o avanço da Ciência Aberta" que faz parte  do 5º Plano de Ação Nacional para o Governo Aberto.

Participe! As inscrições são limitadas para quem quer acompanhar o evento presencialmente ou online e podem ser realizadas até 26 de agosto ou quando o número de vagas for preenchido. 

Serviço:
2ª Etapa de Discussão da Matriz de Indicadores 
Data: 30/08, das 14h às 17h 
Formato: Híbrido (presencial e online)
Local: Fiocruz Brasília / Plataforma online (digital)

Inscrição (após o envio do formulário preenchido, você receberá um e-mail de confirmação da inscrição):  

Clique aqui para inscrição de participação presencial 

Clique aqui para inscrição de acesso online

Volver arribaVolver