Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove o 3º Ciclo de Auditoria Interna das Unidades Assistenciais


07/02/2023

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

Desde 2018 a Coordenação de Atenção à Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (CAS/ VPAAPS/ Fiocruz) e a Coordenação da Qualidade da Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional (Cquali/ VPGDI/Fiocruz) realizam a Auditoria Interna para as unidades assistenciais, com o apoio da MMP Consultoria. Nos anos de 2020 e 2021, em decorrência da pandemia, não foi possível realizar o evento. Em dezembro de 2022, foi retomada essa atividade, divididas as visitas às unidades entre os meses de dezembro/22 e fevereiro/23. Como preparação para a semana foi realizado em outubro de 2022 o curso de atualização para auditores, com base no manual ONA (Organização Nacional de Acreditação), que aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro de 2022. A formação marcou o início das ações do 3º Ciclo de Auditoria Interna das Unidades Assistenciais da Fiocruz. A auditoria interna faz parte do projeto de melhoria na qualidade e segurança na assistência, e oferece aos gestores subsídios para atuarem em indicadores-chave para o aprimoramento dos processos de trabalho. 
 
Segundo a coordenadora de Atenção da VPAAPS, Patricia Canto Ribeiro, a maioria das unidades assistenciais aderiu à auditoria interna. “A ideia é que seja refeita ao final de cada ano, e o objetivo é oferecer aos gestores material para que possam se basear e melhorar a qualidade no trabalho”, afirmou. O processo é realizado por auditores das unidades assistências e, como algumas delas já participaram dos processos de acreditação, e são certificadas, muitos auditores que realizaram possuem experiência prática por terem vivenciado a acreditação nas suas unidades.

 Auditorias como instrumentos de avaliação e motivação do trabalho
 
Para as consultoras da MMP Renata Saldanha e Claudia Dutra, a auditoria é uma ferramenta de extrema importância, porque contribui para melhorar a motivação e comunicação entre as equipes, avaliar a situação e capacidade dos processos, produtos e equipamentos, identificar oportunidades de melhoria, levantar necessidades de treinamento, contribuir para melhoria de um sistema de gestão e o seu desempenho, entre outros pontos. 
 
Auditoria interna é aquela que é conduzida pela instituição ou em nome da organização, portanto os servidores e/ou terceirizados da Fiocruz representam os auditores internos, segundo Claudia. “Para se tornar um auditor é necessário ter um perfil que envolve requisitos como: percepção, diplomacia, ética, capacidade de observação, firmeza, versatilidade, imparcialidade e capacidade em se comunicar”, afirmou. 

--------------------------

ENTREVISTA – Isabel Motta - auditora

Para entender a importância da acreditação, dos cursos e auditoria nas unidades de saúde, a VPAAPS conversou com a servidora do setor de Gestão de Qualidade do CSEGSF/ENSP/Fiocruz, Isabel Motta, que faz parte da equipe de auditores internos da Fundação. 
 
VPAAPS: Qual a importância do curso de auditores na sua formação como trabalhadora na área de saúde?

Isabel Motta: Os cursos que fazemos, de forma continuada, nos prepara, inclusive, para a auditoria interna, mas envolve toda uma temática teórica da área da qualidade, nossa área de atuação, nos fornecendo ferramentas atualizadas para o desenvolvimento de nosso trabalho, principalmente no que tange às conformidades, aos padrões de qualidade e segurança na assistência à saúde e seu monitoramento/gerenciamento, em um ciclo de melhoria contínua da qualidade. 

Esse conhecimento nos dá uma visão mais ampliada e aprofundada sobre quais parâmetros precisamos para prestar um serviço com excelência e proteção para a população, para o SUS. A qualidade e segurança na prestação dos serviços de assistência à saúde formam, no paciente, um sentimento de confiança nos profissionais e no serviço e, no trabalhador, a tranquilidade de saber que atua em um local que preza por práticas seguras, tanto para o paciente quanto para si, como profissional de saúde.

Periodicamente, fazemos capacitações no manual ao qual a Fiocruz está vinculada para as adequações de conformidade, para obtenção de seus certificados/selos de Acreditação, bem como realizamos cursos de atualização a cada vez que a base teórica ou alguma legislação passa por alguma mudança/atualização.

VPAAPS: Conte um pouco sobre o processo da auditoria.

Isabel Motta: As auditorias internas do sistema de gestão da qualidade em serviços assistenciais acontecem periodicamente, desde o início dos anos 2000. Com o grupo de auditores internos, as auditorias das unidades assistenciais da Fiocruz, são realizadas em ciclos anuais, desde 2018. Nos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia, as auditorias que realizam a verificação das conformidades não ocorreram, sendo retomadas agora em 2022. Nesse período, realizamos auditorias internas ao serviço, fazendo avaliações das subseções do Manual da ONA, com o acompanhamento da consultoria contratada pela VPAAPS para nos apoiar nesse método de trabalho.

O processo de auditoria interna se inicia com a construção do plano, quando é montada a agenda e são definidas as equipes de auditoria, bem como quais serviços assistenciais cada equipe auditará e o período de cada auditoria. As equipes elaboram os programas quando são informados os objetivos definidos, o escopo dos requisitos que serão auditados, a metodologia que será utilizada. Nesse momento, também são identificados os possíveis riscos operacionais.

A partir das informações acima, cada equipe de auditores estabelece contato com a unidade a ser examinada, confirma a viabilidade da realização da auditoria, planeja uma agenda consensual de auditoria elaborada, com a distribuição dos requisitos das subseções que serão avaliadas por dia e horário e apresenta à unidade, fazendo ajustes, caso necessário. Para essa etapa, as unidades auditadas indicam quem será o profissional guia, que receberá os auditores em cada área que será vistoriada, respondendo aos questionamentos e apresentando as evidências. A equipe de auditores prepara a documentação (listas de verificação, planos de auditoria etc.) para a auditoria da unidade e distribui a divisão interna das tarefas entre os membros de sua equipe de auditoria. No final desse procedimento, as unidades recebem o formulário para avaliarem os auditores. Esses, por sua vez, preenchem o formulário de avaliação do auditado. Ambos os formulários são enviados à VPAAPS.

Após as auditorias, há um prazo definido para a elaboração e entrega dos relatórios para as unidades auditadas, via VPAAPS que, por sua vez, precisam apresentar um plano de ação para as oportunidades de melhorias apontadas, também com prazo definido. Atualmente, estamos com o ciclo de auditorias em andamento, algumas foram realizadas em 2022, com previsão de finalização em fevereiro. Com todas as auditorias concluídas, as equipes de auditores internos se reúnem para troca de experiências e ajustes ao processo, caso necessário. O grupo de auditores internos da Fiocruz é composto por profissionais de diversas unidades, tais como ENSP (com profissionais da Coordenação da Qualidade, da Vice-Direção de Desenvolvimento Institucional e Gestão - VDDIG, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria - CSEGSF, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana - CESTEH e Centro de Referência Professor Hélio Fraga  - CRPHF), Instituto Fernandes Figueira - IFF, Instituto Oswaldo Cruz - IOC, Núcleo de Saúde do Trabalhador da Coordenação de Saúde do Trabalhador - Nust/CST, Instituto René Rachou da Fiocruz Minas, Instituto Aggeu Magalhães da Fiocruz Pernambuco e Fiocruz Rondônia.
 

Volver arribaVolver