Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Fiocruz lança Política de Equidade Étnico-Racial e de Gênero


06/04/2023

Rômulo Lima (Cogepe/Fiocruz)

Compartilhar:

Na próxima terça-feira (11/4), às 9h30, será lançada a Política de Equidade Étnico-Racial e de Gênero da Fiocruz, elaborada com o objetivo de estabelecer princípios, diretrizes, normas, orientações e responsabilidades para o desenvolvimento de ações mais equânimes na instituição. O lançamento é realizado pelo Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz e acontece na Estação Asfoc (Pavilhão Carlos Augusto da Silva), no Campus Manguinhos, no Rio de Janeiro, em formato híbrido, com transmissão pelo canal da Fiocruz no YouTube

No dia 31/3, o Conselho Deliberativo da Fiocruz aprovou por unanimidade o documento, construído pelo Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz a partir de um processo colaborativo, conduzido pelo Grupo de Trabalho da Política, e iniciado em 2021. Ao longo deste período, foram feitos estudos sobre políticas e marcos legais pelo enfrentamento às desigualdades étnico-raciais e de gênero, assim como sobre experiências de outras instituições neste sentido. De forma coletiva, a Política também foi colocada em etapas de consulta pública para mobilizar contribuições tanto da comunidade interna da Fiocruz, quanto da sociedade civil organizada que atua mais diretamente nas pautas em discussão.

De acordo com a jornalista do Icict/Fiocruz Marina Maria, integrante da coordenação colegiada do Comitê Pró-Equidade, a partir da Política, a Fiocruz reforça o seu compromisso como Sistema Único de Saúde (SUS), em defesa da equidade em todas as suas áreas de atuação. “A Política se torna um instrumento muito importante para enfrentarmos as desigualdades baseadas em gênero e nas relações étnico-raciais. Enquanto houver racismo, sexismo, e outras violações de direitos aqui dentro da instituição e as pessoas vivenciarem violências pela forma que existem, na sua diversidade, temos muito trabalho pela frente e seguiremos cotidianamente nesse enfrentamento pelo Comitê”, destaca Marina.  

Na programação do lançamento, está prevista a apresentação da Política pelo Comitê Pró-Equidade, atividade cultural com o coletivo Alemão em Arte e uma mesa de debate, contando com a participação de: Adriana Santos, coordenadora do Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida; Diádiney Helena de Almeida, professora colaboradora do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Dihs/Ensp/Fiocruz); Isabela Soares, do Coletivo 8M Fiocruz; Juliano Lima, chefe do Gabinete da Presidência da Fiocruz; Leonardo Peçanha, do Coletivo LGBTQIA+ Fiocruz; Luciana Lindenmeyer, do Coletivo de Mulheres Negras da Fiocruz; Mychelle Alves, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc); e Roseane Correa, do Coletivo Negro Fiocruz. A mediação será feita por Roseli Rocha, integrante da coordenação colegiada do Comitê.

O evento terá tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), em acordo com a política institucional de acessibilidade, e ainda conta com um momento de atividade cultural, com a participação do grupo Papo de Quintal.

 

Acesse o documento 

 

Volver arribaVolver