Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Dia dos Dados Abertos: relembre alguns marcos da Fiocruz na área


04/03/2022

Valentina Leite (VPEIC/Fiocruz)*

Compartilhar:

O Dia dos Dados Abertos, em 5 de março, é uma celebração anual dos dados abertos em todo o mundo. Grupos de todas as partes do mundo criam iniciativas locais em que usarão dados abertos em suas comunidades. É uma oportunidade para mostrar os benefícios dos dados abertos e encorajar a adoção de políticas de dados abertos pelo governo, empresas e sociedade civil. Todos os resultados são abertos para que todos usem e reusem.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está cada vez mais comprometida com a questão da abertura de dados da pesquisa, alinhada ao movimento da Ciência Aberta. Nessa importante data, confira, na íntegra, alguns marcos da instituição que estão ligadas ao movimento dos dados abertos na pesquisa científica:

Política de Gestão, Compartilhamento e Abertura de Dados para Pesquisa (2020): O compartilhamento de dados fortalece cada vez mais a produção e a disseminação do conhecimento. Pela importância do tema, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou a Política de gestão, compartilhamento e abertura de dados para Pesquisa: princípios e diretrizes, instituída por meio da Portaria nº 5.760, de 7 de dezembro de 2020, aprovada pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz em reunião em 24 de setembro de 2020. O documento está disponível em português, inglês e espanhol.

Fórum de Ciência Aberta (2021): O primeiro Fórum de Ciência Aberta da Fiocruz foi realizado em setembro de 2021 e contou com a participação de diversos representantes de unidades e pesquisadores da instituição. Uma ciência mais colaborativa e transparente é o que preza a ciência aberta, área que, com a inauguração do Fórum, dá mais um importante passo em direção à institucionalização na Fiocruz. O grupo aborda, de maneira integrada, pautas como ações de acesso aberto, recursos educacionais abertos e gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa.

ABEC Meeting Live (2021): Produção científica na América Latina, diversidade na ciência, indexação de periódicos, ética na publicação, repositórios, divulgação científica, dados abertos: estes foram alguns temas abordados durante o ABEC Meeting Live 2021, principal evento do ano da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). A Fiocruz marcou presença na reunião, com o tema O papel das revistas científicas no movimento de compartilhamento de dados de pesquisa: panorama e reflexões no contexto da Ciência Aberta.

Disciplina transversal Introdução à Ciência Aberta (2021): Por que fazer ciência aberta? Qual a diferença entre dados abertos e ciência aberta? Qual a vantagem de abrir meus dados de pesquisa e como proteger minha privacidade? Essas e outras questões são abordadas na disciplina transversal Introdução à Ciência Aberta, que ficou disponível pela primeira vez em outubro de 2021 para adesão dos programas de pós-graduação da Fiocruz. Ao todo, foram oferecidas 60 vagas aos estudantes. Em janeiro de 2022, a disciplina foi ofertada novamente, dessa vez através do Programa VigiFronteiras.

Arca Dados, repositório de dados (2022): Dentro do contexto da gestão, compartilhamento e abertura de dados na pesquisa, a Fiocruz criou um repositório de dados: o Arca Dados. É a plataforma oficial da Fundação para arquivar, publicar, disseminar, preservar e compartilhar os dados digitais para pesquisa produzidos pela comunidade Fiocruz e parceiros. A plataforma ainda está em fase de implementação. No entanto, já estão disponíveis para leitura os Termos de Uso do novo repositório institucional.

 

*com informações de Open Data Day

Volver arribaVolver