Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Debate sobre as ferramentas de dados para pesquisa abriu a Semana Internacional do Acesso Aberto na Fiocruz


31/10/2022

Luisa Picanço (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

Pesquisadores conversam sobre comitês gestores do Arca Dados e da Fio DMPA Semana Internacional de Acesso Aberto na Fiocruz 2022 começou com a apresentação de ferramentas fundamentais na uma das políticas de Ciência Aberta para quem trabalha com pesquisa na instituição: Arca Dados e FioDMP. O evento ocorreu no dia 24 de outubro, às 9h da manhã e está disponível no YouTube.

Mesa de abertura: políticas de Ciência Aberta

Na mesa de abertura, o Diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Rodrigo Murtinho falou sobre o avanço das políticas de Ciência Aberta da Fiocruz. 

“Parece que foi ontem quando a Fiocruz publicou a sua política de Acesso Aberto ao conhecimento. Passa um filme na cabeça e a gente percebe o quanto o dia de hoje é importante. O quanto o lançamento do Arca Dados e do FioDMP são importantes nesse processo de consolidação e de avanço das políticas de ciência aberta na Fiocruz”, comenta o diretor do Icict.

Arca Dados: indispensável aos pesquisadores

Em seguida, foi a vez do Vice-Presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), Rodrigo Correa, que atentou para a importância do Arca Dados para os pesquisadores internos e externos à Fiocruz.

“O Arca Dados é um programa extremamente importante para a Fiocruz pois ele permite um processo de aceleração da pesquisa científica. Ele compartilha dados e os dados passam a ser utilizados também por pesquisadores de fora da Fiocruz. Isso amplia nosso processo de cooperação e gestão científica na criação e sistematização de um banco de dados. E auxilia na publicação de pesquisas porque cria o doi, importantíssimo como referência para as revistas, aumentando a rastreabilidade e a confiança das pesquisas”, sintetiza Rodrigo Correa. 

Debate sobre ferramentas voltadas para a Ciência Aberta

A Vice-presidente de Educação, Comunicação e Informação, Cristiani Machado esclareceu a relação entre as ferramentas apresentadas, bem como o fato de elas servirem para fortalecer o movimento da Ciência Aberta. 

“Hoje temos um debate sobre ferramentas que são fundamentais do ponto de vista da Ciência Aberta na nossa instituição. As ferramentas são muito importantes para que nossos pesquisadores e estudantes possam se preparar melhor em termo da gestão dos dados desde o início das suas pesquisas e para que possam tomar decisões mais conscientes e fundamentadas relativas ao compartilhamento e à abertura de dados de pesquisa, promovendo uma maior democratização e reuso das informações coletadas” explica a vice-presidente.

Arca Dados: repositório de dados oficial da Fiocruz

Em seguida, foi a vez da Coordenadora de Informação e Comunicação, Vanessa Jorge, mediar o evento e apresentar a plataforma acessível por meio do link https://arcadados.fiocruz.br/ .

O Arca Dados é o repositório oficial da Fiocruz para arquivar, publicar, disseminar, preservar e compartilhar os dados digitais para pesquisa em saúde produzidos pela comunidade Fiocruz ou em parceria com outros Institutos ou órgãos de pesquisa. 

“Ele oferece um conjunto de benefícios para os pesquisadores e estudantes: fomentar novas pesquisas, estimular a ampla circulação e reuso do conhecimento científico, garantir a reprodução ou replicabilidade de pesquisas existentes, promover avanços no conhecimento, propiciar criação de soluções que atendam às demandas da sociedade” esclarece Vanessa.

Neste contexto, recordou todo o histórico na trajetória de construção da plataforma, a adesão dos grupos de pesquisa na fase piloto, e ainda, a estruturação das instancias de governança. 

De acordo com a coordenadora, a ferramenta possibilita que se amplie o elenco de serviços oferecidos relacionados ao processo de gestão, depósito e publicação de dados, destacando o cuidado com as conformidades ético-legais em vigor que protegem tanto o pesquisador, quanto a população estudada e a instituição.

Na sequência, foi apresentado um vídeo com depoimentos de pesquisadores narrando a experiência e percepções no uso do Arca Dados. Assista ao vídeo aqui

FioDMP: um plano de gestão de dados para quem faz pesquisa

Também neste dia, a coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz (Icict), Viviane Veiga, explicou sobre a necessidade de se fazer uma pesquisa com planejamento de gestão de dados, a partir do FioDMP.

 “Todo o trabalho foi feito para se criar uma ferramenta que fosse didática e conduzisse o pesquisador durante o processo. O sistema para elaboração de planos de Gestão de Dados foi pensado para atender as necessidades dos pesquisadores da Fiocruz”.

Além disso, Viviane apresentou um guia do plano de gestão de dados de pesquisa, que serve não só para a instituição da Fiocruz, mas também para pesquisadores de todo o Brasil. 

Construção coletiva

Por último, membros dos Comitês Gestores do Arca Dados (conheça a Portaria da Presidência que institui o Comitê e os membros indicados) e a equipe do FioDMP falaram sobre seus papéis, desafios e superações nas etapas de estudo e implementação das ferramentas.

Assista o vídeo do evento completo aqui
 

Volver arribaVolver