Fiocruz

Fundación Oswaldo Cruz una institución al servicio de la vida

Início do conteúdo

Dados abertos e ciência aberta são temas abordados durante a ABEC Meeting Live 2021


27/09/2021

Valentina Leite (VPEIC/Fiocruz)*

Compartilhar:

Produção científica na América Latina, diversidade na ciência, indexação de periódicos, ética na publicação, repositórios, divulgação científica, dados abertos: estes foram alguns temas abordados durante o ABEC Meeting Live 2021, principal evento do ano da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Os encontros virtuais ocorreram entre os dias 21 e 24 de setembro. Confira aqui a programação completa.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) marcou presença na reunião, representada pela coordenadora de Informação e Comunicação da Fiocruz, Vanessa Jorge. Com o tema O papel das revistas científicas no movimento de compartilhamento de dados de pesquisa: panorama e reflexões no contexto da Ciência Aberta, a palestra abordou as demandas e as discussões em torno do movimento de compartilhamento de dados da ciência, que ganham novos espaços em tempos de emergências em saúde pública.

Na mesma mesa, estiverem presentes os palestrantes Claudia Medeiros (Fapesp), que tratou de Ciência Aberta e repositórios de dados de pesquisa; Emilio Bruna (University of Florida), que abordou Dados abertos e o papel do pesquisador; e Piotr Trzesniak (UFPE/ABEC Brasil), responsável pela mediação do debate.

Sobre o evento

Segundo a própria ABEC, a promoção de eventos é um dos principais papéis assumidos pela Associação no Brasil, que tem como meta “fazer com que os conteúdos apresentados e debatidos sejam usados para desenvolver e aprimorar periódicos científicos, além de aperfeiçoar a comunicação e a divulgação de informações”.

ABEC Meeting Live 2021 é o principal evento do ano da Associação, com uma programação composta por painéis e conferências, além da Sessão de Comunicação Oral. Durante quatro tardes foram apresentados e debatidos temas de vanguarda, proferidos por profissionais da editoração científica do Brasil e do exterior. 

Antes disso, nos dias 14 e 16 de setembro, foram realizados dois minicursos dentro do Programa para Certificação em Publicação Científica (ProCPC), parceria entre a ABEC Brasil e o Council of Science Editors (CSE/USA). Os minicursos tiveram inscrições abertas para toda a comunidade, pois abordaram temáticas atuais sobre editoração científica.

 

*com informações do portal da ABEC.

Volver arribaVolver