Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Seminário terá debate sobre desafios em ciência de dados para CT&I


29/08/2022

VPEIC

Share:

Transformar dados em informação: essa é a proposta do II Seminário de Ciência de Dados para a Ciência que ocorrerá entre os dias 31/8 e 1/9. A ideia é debater os principais desafios relacionados à área de ciência de dados e as soluções encontradas por cientistas de dados brasileiros para disponibilização de informações sobre Ciência, Tecnologia e & Inovação (C,T&I).  

O evento está sendo organizado pela Fiocruz, a partir do Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O seminário será realizado em formato híbrido (presencial em Brasília e online para quem quiser participar pelo canal do IBICT). O encontro reunirá especialistas para troca de conhecimento sobre Ciência de Dados, Ciência Aberta e Sistemas de Informação e Indicadores em CT&I.  

No dia 31/8, na parte da tarde, a coordenadora de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), Vanessa Jorge, falará sobre a parceria entre Fiocruz e IBICT e mostrará um estudo de caso da Fiocruz utilizando a Plataforma BrCris, com apresentação de um painel (dashboard) de publicações da Fiocruz. 

Para o seminário, estão confirmadas as presenças de representantes dos: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Ministério da Educação (MEC), Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade São Judas Tadeu (USJT). 

As inscrições para participação presencial estão disponíveis neste formulário aqui.

O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube do IBICT e dará certificado aos participantes. O preenchimento para o certificado será oferecido por link durante o evento. 

Abaixo o serviço do seminário e a programação completa do seminário. 

Serviço:  

II Seminário de Ciência de Dados para a Ciência 

Data: 31 de agosto e 1º de setembro de 2022. 

Horário: Das 9h às 12h30 e das 14h às 17h 

Local: O evento será híbrido. Ocorrerá no auditório Externo do Bloco Educacional, da Fiocruz Brasília na Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, Asa Norte em Brasília e será transmitido ao vivo pelo Canal IBICT no YouTube. 

Inscrição para participação presencial: clique aqui 

Certificado: O link será disponibilizado durante o evento para os participantes. 

 

Programação completa: 

31/08/2022 (Quarta-feira / 1º dia): Indicadores de Inovação: dos dados a informação 

9h – 9h30 Coffee break e networking 

9h45 -10h15 Boas-vindas e abertura do II Seminário de ciência de dados para a ciência com 

Cristiani Machado (Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz – VPEIC/Fiocruz), Fabiana Damásio (Diretora da Gerência Regional de Brasília - GEREB/Fiocruz) e Bianca Amaro (Coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT). 

10h15 – 11h Palestra de abertura: Indicadores de Inovação: cenário internacional & desafios para o Brasil. Palestrante: Claudia Canongia (Especialista em Gestão da Inovação). 

11h – 11h45 Palestra: Métricas indicadores de CT&I. Palestrante: Rodolfo Barrere (Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI). 

11h45 -12h30 Debate. Mediação: Raphael Villas Boas (IBICT) 

12h30 – 14h Intervalo para almoço 

14h – 15h Palestra: Parceria entre Fiocruz e IBICT: Estudo de Caso Fiocruz Plataforma BrCris. Palestrantes: Vanessa Jorge (Coordenação de Informação e Comunicação da VPEIC/Fiocruz) e Washington Segundo (Coordenador-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados - IBICT) 

15h – 15h30 Palestra: Uso de inteligência artificial para classificação de texto. Palestrante: Waldeyr Mendes Cordeiro (Imprensa Nacional – Coordenação de Informação e Comunicação - VPEIC/Fiocruz) 

15h30 – 16h Palestra: Relato de experiência: Técnicas de tratamento e processamento da informação do IBICT (resumos). Palestrante: Thiago Magela Rodrigues Dias (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Cefet-MG) 

16h - 16h30 Palestra: Redação do Manifesto do GO FAIR sobre o Ecossistema de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação. Palestrante: Luana Sales (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia -IBICT). 

16h30 - 17h Debate. Mediação: Priscila Sena. 

 

01/09/2022 (Quinta-feira / 2º dia) Painel de sistema de informação sobre o ecossistema da pesquisa científica e inovação Observatórios: troca de experiências.  

Moderadora: Profa Silvana Vidotti (UNESP) 

9h – 9h15 Palestra: Ágora Fiocruz. Palestrante: Wagner Martins (Coordenador de Integração Estratégica (CIE) - Gerência Regional de Brasília - GEREB/Fiocruz) 

9h15 – 9h30 Palestra: Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI). Palestrante: Marcelo Paiva (Assessor Técnico em Metodologias do OCTI do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos -CGEE/MCTI). 

9h30 – 9h45 Palestra: Torre MCTI. Palestrante: Julieta Costa Cunha (Assessora Especial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações · MCTI). 

9h45 - 10h Palestra: BrCris - Vertentes de Informação Científica, Tecnológica e para Inovação. Palestrante: Washington Segundo (Coordenador-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT) 

10h – 10h15 Palestra: Rede Aprender. Palestrante: Eduardo Pires Fernandes (Coordenador-Geral de Governança e Dados – Ministério da Educação - MEC). 

10h15 -10h30 Palestra: Ferramentas de Interoperabilidade da CAPES. Palestrante: Talita Moreira de Oliveira (Coordenação-Geral de Atividades de Apoio à Pós-Graduação –Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CGAP/CAPES). 

10h30 – 10h45 Palestra: Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (CT&I/ Fiocruz). Palestrante: Vanessa Jorge (Coordenação de Informação e Comunicação da VPEIC/Fiocruz). 

10h45 – 11h Palestra: Observatório de Ciência Aberta (OCABr). Palestrante: Dileine Amaral da Cunha (Coordenadora Substituta de Informação e Estudos Internacionais – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq). 

11h – 12h Debate. Mediação: Priscila Sena. 

12h30 – 14h Intervalo para almoço 

14h - 15h15 Oficina: Kibana. Palestrante: Tiago Oliveira (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT). 

15h15 – 15h30 Coffee break 

15h30 - 17h Oficina: Análise de patentes - Uso do software patent2NET. Palestrante: Luc Quoniam (Universidade São Judas Tadeu - USJT). 

17h – Encerramento do evento 

Back to the topBack