Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Resgatando o autocuidado


17/03/2023

Ascom Cogepe

Share:

O Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente (Nasa/CST/Cogepe) promoveu uma roda de conversa virtual com os trabalhadores na terça-feira (14/3), com o tema Corpo, Práticas Corporais e Relações de Trabalho. O evento foi mais uma ação do projeto Circuito Saudável. A gravação está disponível no canal da Cogepe no YouTube. “O Circuito Saudável é um sucesso desde o seu início, em 2014. Ele tem tido várias atividades como atendimentos nutricionais, oficinas de culinárias e práticas de exercício físico, tentando sempre estimular a prática do exercício regular”, disse Flávia Lessa, chefe do Núcleo de Saúde do Trabalhador.

Há diferenças entre a prática de atividade física e o exercício físico. A atividade física é qualquer movimento do corpo que produz um gasto calórico. Subir uma escada e andar até o ponto de ônibus trazem gastos calóricos, mas não são exercícios. “As 500 calorias gastas em uma aula de spinning não são as mesmas de um trabalhador da construção civil que está fazendo um muro. Geralmente essas práticas apresentam desfechos diferentes sobre a saúde”, salienta.

  • Fazer, ao menos, 150 min de exercício físico moderado ou 75 min de exercício vigoroso por semana.

“Se não puder fazer 150 minutos moderados por semana, pratique 10 a 15 minutos diariamente. Estudos concluem que é melhor se movimentar pouco do que nada fazer”, diz Phillipe.

  • Busque praticar um exercício físico que lhe dê prazer. Não leve em consideração só o gasto calórico. Pense as práticas corporais para além da questão biológica.

“O exercício não pode ser apenas um “remédio” para o corpo adoecido”.

  • Aumente o autocuidado, combinando processos biológicos, psicológicos e sociais.

“Aulas em grupo trabalham a cooperação. Uma aula de yoga, mesmo com movimentos mais lentos, aumenta a percepção sobre o corpo, a corporeidade”.

Philippe Rodrigues, doutor em educação física pela UFRJ (convidado)

Flávia Lessa, médica do trabalho da CST

Bruno Macedo, educador físico do Circuito Saudável

Victoria Sanches, educador físico do Circuito Saudável

Tradutores de Libras

Back to the topBack