Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Novos passos pela democratização do acesso aos dados de pesquisa: Fiocruz inaugura o Comitê Gestor do Arca Dados


19/11/2021

Valentina Leite (VPEIC/Fiocruz)

Share:

Em meio a avanços no campo da ciência aberta e da gestão dos dados da pesquisa, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inaugurou o Comitê Gestor do Arca Dados. O grupo, composto por representantes de diferentes unidades e instâncias da Fundação, ficará responsável pela governança do novo repositório de dados da Fiocruz, o Arca Dados. A plataforma já está funcionando, porém priorizando demandas de pesquisadores que precisam depositar seus dados, principalmente por conta da submissão de periódicos, ou atender requisitos de agências de fomento. Sob a coordenação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) e coordenação-adjunta do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o Comitê está ligado ao Fórum de Ciência Aberta da Fiocruz.

Clique aqui e acesse a publicação da Portaria, com todos os principais objetivos e responsabilidades do Comitê Gestor do Arca Dados

O grupo se reuniu virtualmente pela primeira vez no dia 9 de novembro de 2021, pela plataforma Zoom. Durante o encontro, a coordenadora de Informação e Comunicação da VPEIC/Fiocruz, Vanessa Jorge, reforçou a importância do Comitê. “Entendemos que esse repositório de dados vai lidar com temas muito complexos e difíceis, dos quais um só grupo não daria conta. Cada um dos membros do Comitê representa uma unidade, uma instância, uma área da Fiocruz que a gente entende que é fundamental nesse trabalho”, pontuou.

Uma primeira missão do grupo é a implementação dos fluxos e o lançamento ao público do Arca Dados. “Mesmo já tendo feito pilotos, entendemos que não poderíamos passar para um outro momento sem essa troca com um grupo, de maneira estabelecida”, explicou Vanessa. “Era preciso, primeiro, institucionalizar a governança da ferramenta, para que a Fiocruz incorporasse essa infraestrutura como parte de sua estratégia. Hoje, isso é uma realidade”.

No dia 16 de novembro de 2021, também pela plataforma Zoom, aconteceu um segundo encontro do Comitê. Dessa vez, o objetivo foi realizar o treinamento dos membros para a utilização da ferramenta Arca Dados.

Associados ao Fórum de Ciência Aberta, além do Comitê Gestor do Arca Dados, estão os Núcleos de Ciência Aberta e o Comitê Gestor do Arca. O Arca é o repositório institucional da Fiocruz, que abriga as produções técnico-científicas da Fundação. O Arca Dados, por outro lado, ficará responsável por hospedar os dados gerados durante o desenvolvimento das pesquisas científicas dos pesquisadores da Fiocruz.

Conhecimento como bem comum

Toda a discussão relacionada ao repositório de dados da Fiocruz acontece dentro da perspectiva da ciência aberta, com o objetivo de que se faça a gestão e o compartilhamento adequados dos dados gerados na pesquisa científica. Trata-se de um movimento de democratização da informação e do conhecimento, entendendo o conhecimento como um bem comum.

“Quando a gente pensa em ciência aberta, estamos falando de vários movimentos juntos: gestão e compartilhamento de dados, cadernos de laboratório, revisão por pares, hardware e software com código aberto, recursos educacionais abertos, enfim, várias práticas que devem convergir para esse processo de abertura e democratização da ciência”, disse Vanessa Jorge.

Clique aqui e acesse um infográfico com uma linha do tempo sobre gestão, compartilhamento e abertura de dados na pesquisa na Fiocruz

Back to the topBack