Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Internacionalização dos dados na saúde: Fiocruz realiza workshop para firmar cooperação com a Universidade de Oxford


01/04/2022

Valentina Leite (VPEIC/Fiocruz)

Share:

Visando fortalecer a internacionalização e ampliar suas parcerias, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizou um workshop internacional de cooperação com a Universidade de Oxford. Do dia 22 ao 25 de março, o workshop serviu de espaço colaborativo para a construção do planejamento de um novo projeto de cooperação, denominado A New Ecosystem for Health Research & Data Science.

"O workshop teve por objetivo avançar no detalhamento do plano de trabalho desse projeto conjunto, coordenado pela The Global Health Network (TGHN), que envolverá a Fiocruz como referência na América Latina para a construção de capacidades para a pesquisa e a ciência de dados em saúde", pontua Cristiani Vieira Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz. 

Segundo ela, o projeto também envolve instituições parceiras na África e na Ásia, visando fortalecer redes de cooperação sul-sul nesse âmbito. "Para a Fiocruz, a parceria é estratégica em várias áreas, sendo TGHN de grande relevância nessa cooperação. O hub da Fiocruz no TGHN está funcionando desde 2019, ampliando o alcance e a visibilidade de nossas ações institucionais no cenário internacional, por meio de notícias, oferta de cursos, entre outras iniciativas", finaliza Cristiani.

O projeto é estruturante no avanço da perspectiva de dados em saúde. "A Fiocruz pode ser um ponto de referência para os países da América Latina nessa discussão, para potencializar toda uma reflexão crítica sobre as questões que envolvem o desenvolvimento de competências dos pesquisadores para trabalhos nas áreas da ciência de dados, do compartilhamento e da abertura de dados para pesquisa", explica Vanessa Jorge, coordenadora de Informação e Comunicação da Fiocruz.

Nesse momento, as instituições envolvidas fazem uma espécie de mapeamento, que ajuda a avaliar as principais lacunas, barreiras e dificuldades de avançar no tema, para que as respostas sejam otimizadas. "Trata-se de uma construção coletiva: modelo que aplicamos na Fiocruz e que é um prazer compartilhar com nossos parceiros", pontua Vanessa. "Precisamos avançar em uma rede de compartilhamento de dados em saúde que seja mais próxima das realidades locais".

 

Na foto, da esquerda para a direita: Flavia Bueno (TGHN/Fiocruz), Cristiani Machado (VPEIC), Vanessa Jorge (VPEIC), Mercedez Rumi (TGHN), Nicole Feune De Colombi (TGHN), Gustavo Matta (ENSP).

Back to the topBack