Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

ENSP realiza atividades ligadas ao programa Mulheres e Meninas na Ciência na SNCT


23/10/2022

Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP

Share:

A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) participou intensamente da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2022. Com pelo menos 12 propostas de bate-papos, oficinas e exposições na Feira de Ciência e Tecnologia, a ENSP aumentou o número de atividades nesta edição e a vice-diretora de Pesquisa e Inovação da ENSP, Luciana Dias de Lima, definiu como "expressiva" a participação da Escola. Ela destacou o engajamento dos alunos na organização e vivência das iniciativas. "A ENSP teve uma participação expressiva na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia este ano não somente pela proposição de atividades pelos pesquisadores e grupos de pesquisa, em articulação com outras unidades técnicas da Fiocruz, mas também pelo engajamento dos alunos dos cursos de pós-graduação, do PIBIC/PIBITI, e de Iniciação Científica Manguinhos. Eles se mobilizaram tanto na organização quanto para a participação durante a semana", afirmou. 

Este ano, a SNCT voltou a acontecer presencialmente após duas edições seguidas de atividades remotas. O retorno animou os organizadores e participantes, mas também impôs alguns desafios. De acordo com Luciana Dias de Lima, "retomar a realização dos eventos nessa lógica é desafiador, já que é preciso, por exemplo, readequar os espaços ou até mesmo abrir novos espaços para que tudo aconteça". 

A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Cristiani Machado, destacou a já tradicional e representativa presença de escolas e estudantes na SNCT na Fiocruz. "Esse público vem conhecer um pouco mais as atividades da instituição e sobretudo refletir sobre o que é ciência e qual é a sua relevância. Os estudantes são provocados também sobre o que faz um cientista e é destada ainda mais a curiosidade e a participação em atividades relacionadas à ciência. Isso não vale só para as crianças, mas também para os jovens e pessoas de todas as idades".

Durante a SNCT, na quinta-feira (20/10), foi realizado o bate-papo 'Diálogos intergeracionais entre meninas e mulheres na Saúde Pública'. A atividade foi guiada pela socióloga e pesquisadora emérita da Fiocruz, Maria Cecília Minayo, pela antropóloga e professora aposentada da PUC-Rio, Sonia Giacomini, além de Camila Athayde, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública/ENSP, e Jéssica Lene da Silva Santos, graduanda de pedagogia, bolsista de iniciação científica Manguinhos da ENSP. Foi um verdadeiro encontro de gerações, com troca de experiências e relatos de trajetórias. Discutiu-se os desafios que são enfrentados pelas mulheres na inserção no universo científico, dificuldades que se ampliam quando somadas às demais desigualdades geradas por variadas condições sociais e trajetórias de vida. 

No bate-papo, foram lançados dois vídeos resultantes da Oficina ‘Mais meninas e mulheres na ENSP/Fiocruz: construindo caminhos para uma ciência emancipatória”, realizada nos dias 17 e 18 de agosto deste ano. Num deles, mulheres pesquisadoras da Fiocruz expõem seus questionamentos e proposições para que haja uma inserção cada vez maior de meninas nos diversos campos das ciências. No outro, jovens falam sobre sua relação com a ciência, suas dificuldades pessoais e seus desejos e esperanças num futuro de igualdade de direitos e inserção no mercado de trabalho. A Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP foi responsável pelo roteiro, produção e edição dos vídeos.

Para assistir ao vídeo, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=tcERHAIq7Ws

Back to the topBack