Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Disciplina transversal de Ciência Aberta será ofertada no Programa VigiFronteiras

17/01/2022

Valentina Leite (VPEIC/Fiocruz)*

Share:

CLIQUE AQUI E ACESSE VÍDEO COM A COORDENADORA DA DISCIPLINA

Na volta às aulas do Programa VigiFronteiras-Brasil, que acontece no dia 26 de janeiro de 2022, os alunos vão cursar a segunda disciplina do programa: Introdução à Ciência Aberta. O objetivo será entender o que é Ciência Aberta, seus fundamentos e dimensões e, principalmente, seus benefícios e como aplicá-la na Saúde Pública e na elaboração do seu projeto de conclusão de curso (dissertação ou tese). As aulas acontecerão de forma síncrona e assíncrona. Os alunos receberão por e-mail todas as instruções para participar da nova disciplina.

Na Fiocruz, o tema da Ciência Aberta vem sendo sistematizado desde 2017, sob a coordenação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC). Desde que adotou o movimento, a instituição vem construindo, num processo coletivo, abrangente, democrático e por meio de várias iniciativas, seu entendimento sobre os limites e as possibilidades da abertura de dados para pesquisa.

Em 2021, a Fundação inaugurou a disciplina transversal Introdução à Ciência Aberta, coordenada por Vanessa Jorge, coordenadora de Informação e Comunicação da Fiocruz. A disciplina será oferecida, agora, aos alunos do Programa VigiFronteiras-Brasil. Serão realizadas aulas nos modelos síncrono e assíncrono, de acordo com o calendário da disciplina. A última aula será no dia 4 de março de 2022.

 

Saiba mais sobre o VigiFronteiras-Brasil

O Programa Educacional em Vigilância em Saúde nas Fronteiras, conhecido como VigiFronteiras-Brasil, é uma iniciativa da Fiocruz em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério das Saúde e com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O objetivo é formar mestres e doutores para contribuir com o fortalecimento das ações e serviços de vigilância em saúde nas regiões da faixa de fronteira do Brasil e nos países vizinhos (Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, e uma Região Ultramarina da França, a Guiana Francesa). 

É realizado por meio de um consórcio entre os Programas de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e o Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (ILMD/Fiocruz Amazonas), além de docentes da Fiocruz Mato Grosso do Sul. 

O público-alvo são profissionais e gestores de saúde que atuam na área de vigilância em saúde, em especial em doenças transmissíveis, nas regiões da faixa de fronteira do Brasil e nos países sul-americanos vizinhos. A expectativa é que o programa contribua para o fortalecimento, aprimoramento e qualificação dos profissionais e das ações e serviços de vigilância em saúde, para atuar nas respostas às ações de vigilância em saúde e nas emergências de saúde pública de importância nacional e internacional.

 

*Atualizado em 25/01/2021.

Back to the topBack