25/08/2023
Anne Clinio (VPEIC)
Desde o seu lançamento, em outubro de 2021, a disciplina Introdução à Ciência Aberta oferecida pela Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação vem conquistando a adesão de mais Programas de Pós-graduação e alunos na Fiocruz. Na sua quinta oferta regular, iniciada no dia 3 de agosto, nove cursos de Pós-graduação da fundação se afiliaram a disciplina, agregando mais de 80 alunos inscritos.
Nesta oferta, há duas novidades. A primeira é o aumento da carga horária a pedido dos alunos. “Contemplamos as sugestões da turma anterior e ampliamos a carga horária de 45h para 60h. A mudança permite termos mais tempo trocas e também trazer mais exercícios práticos para adotar a Ciência Aberta no dia a dia dos pesquisadores em formação”, comentou a professora Vanessa Arruda.
A segunda inovação é o aumento do número de Programas de Pós-Graduação que aderiram à disciplina. Participam desta edição os Programas de Pós-Graduação em Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos (Farmanguinhos), História das Ciências e da Saúde (Casa de Oswaldo Cruz - COC), Biologia Parasitária (Instituto Oswaldo Cruz - IOC), Saúde da Família (Fiocruz Mato Grosso do Sul), Biologia Computacional e Sistemas (IOC), Biociências e Biotecnologia (Instituto Carlos Chagas - ICC); Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC); Saúde da Criança e da Mulher (Instituto Fernandes Figueiras - IFF) e Pesquisas Clínica em Doenças Infecciosas (Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas - INI).
Disciplinas transversais da Fiocruz abordam temas estratégicos
Desde 2020, a Fiocruz oferece disciplinas transversais sobre temas considerados transversais e estratégicos na formação de futuros profissionais e pesquisadores da área das ciências da saúde. Em um modelo híbrido, elas favorecem a adesão de diversos Programas de Pós-Graduação vinculados à fundação, reunindo maior diversidade em sala de aula, possibilitando maior integração e troca de experiências entre os programas, alunos e docentes.
A disciplina transversal adota o modelo híbrido, com aulas on-line síncronas que contam com a interação entre alunos, professores e convidados, e aulas assíncronas, nas quais os estudantes cursam módulos do Programa de Formação Modular em Ciência Aberta da Fiocruz. O objetivo do curso é capacitar futuros pesquisadores e profissionais do campo da saúde nos debates e práticas contemporâneas que promovem a abertura do conhecimento científico e promovem um novo modo de se fazer e de comunicar pesquisa científica, mais colaborativa e em rede. Por isso, a ementa perpassa por fundamentos, perspectivas históricas, marcos legais e práticas como o Acesso Aberto, o compartilhamento de dados e a Educação Aberta.
Além da Introdução à Ciência Aberta, atualmente a Fiocruz oferece outras cinco disciplinas transversais: Introdução à Divulgação Científica; Metodologia da Pesquisa Científica; Biossegurança; História da Saúde Pública no Brasil e; Seminários em Saúde Global e Diplomacia da Saúde.