Relatório elaborado pela Fiocruz discute isolamento social e gestão de riscos contra Covid-19 com base nos decretos estaduais emitidos durante primeiro mês da pandemia.
O relatório revela que o distanciamento social foi adotado por todos os estados brasileiros, enquanto todas as demais iniciativas de contenção para a Covid-19, tais como controle de fronteiras, higiene coletiva, controle de produtos e mercados foram adotadas de forma irregular, algumas por alguns estados e outras por outros.
Faz parte do relatório observar, por exemplo, as determinações impostas pelos governos estaduais quanto à redução das atividades comerciais não essenciais, à restrição de transporte público, à proibição de eventos públicos e reunião de pessoas entre outras ações, que visão reduzir a possibilidade de formação de aglomerações e, consequentemente, diminuir o risco de contágio entre os cidadãos.
A missão do Cepedes envolve o desenvolvimento de pesquisas de apoio às políticas, estratégias e ações de redução de riscos de emergências e desastres no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como o desenvolvimento de materiais didáticos e cursos para a formação de profissionais para o tema.