Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

CPA: Estrutura e composisão



No dia 29 de fevereiro de 2016, o presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Gadelha, designou os integrantes da Comissão Própria de Avaliação da Fiocruz através da Portaria nº 201/2016. No dia 26 de março de 2018, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, nomeou uma nova composição para a Comissão, através da Portaria nº 371/2018, que terá mandato de três anos. A CPA é composta por 12 membros, sendo dois representantes de cada um dos seguintes segmentos: instituições externas vinculadas à educação em saúde; gestão do ensino na Fiocruz; docentes; técnicos administrativos; alunos e/ou egressos dos cursos; sociedade civil organizada.

As nomeações e alterações estão registradas nas portarias 371/2018613/2018 e 5812/2019.

 

Presidente

Adriana Ribeiro Rice Geisler

Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI)

Segmento: Gestão de Ensino

currículo lattes

Área de formação e atuação: Graduada em Psicologia e Direito. Possui Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ) com estágio de doutoramento (sanduíche) no Centro de Estudos Sociais (CES) da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Atua como professora e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, com experiência comprovada na área de Gestão do Ensino, tendo sido coordenadora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu do INI e coordenadora do Curso de Gestão - EPSJV e de Cursos de Especialização em Gestão, na mesma Unidade Tecnocientífica (EPSJV). É também professora adjunta da PUCRJ; e pesquisadora colaboradora da Universidade Estácio de Sá.


Membros

Carla Gruzman

Casa de Oswaldo Cruz (COC)

Segmento: Gestão de Ensino

currículo lattes

Área de formação e atuação: Formada em Psicologia. Tem doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Participou da equipe de desenvolvimento do projeto conceitual e implementação do Museu da Vida da COC/Fiocruz. Coordena o curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência, vinculado à COC-Fiocruz e realizado em parceria com a Casa da Ciência/UFRJ, Fundação Cecierj, Museu de Astronomia e Ciências Afins e Jardim Botânico e atua também no curso de Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde.
 


 

Isabel Cristina Silva Arruda Lamarca 

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP)

Segmento: Docentes

currículo lattes

Área de formação e atuação: Formada em Psicologia, possui Doutorado em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz. Está lotada no Departamento de Ciências Sociais  da ENSP. Desenvolve atividades de pesquisa e docência, com foco na organização do processo de trabalho em saúde, no contexto da reestruturação produtiva e nas mudanças do mundo do trabalho.
 


 

Maria Auxiliadora de Souza Mendes Gomes 

Instituto Fernandes Figueira (IFF)

Segmento: Docentes

currículo lattes

Área de formação e atuação: Formada em Medicina com doutorado em Saúde da Criança e da Mulher pela Fiocruz. É pesquisadora e docente da Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do IFF, coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde - NATS do IFF e Consultora do Ministério da Saúde.
 


 

Luciana Martins de Barros Caamanõ  

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT)

Segmento: Técnicos administrativos

Área de formação e atuação: Psicologia, com Especialização em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes. Cursando Especialização em Gestão Acadêmica pela ENSP com formação prevista para dezembro de 2019. Atualmente coordena a Secretaria Acadêmica do ICICT. 
 


 

Ítalo César Kircove

Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz (VPGDI)

Segmento: Técnicos administrativos

currículo lattes

Área de formação e atuação: Graduado em Comunicação Social com Pós-Graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ. Atualmente é analista de gestão em saúde da Fundação Oswaldo Cruz na Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional. Tem experiência na área de gestão pública, rotinas administrativas, gerência de projetos e/ou sistemas de gestão.

 


 

Alex Bicca Corrêa

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz)

Segmento: Egressos dos cursos

currículo lattes

Área de formação e atuação: Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo e Especialização em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz. Atualmente é bolsista da Fundação Oswaldo Cruz e atua na VPEIC/CGE  e na Secretaria Executiva da Comissão Própria de Avaliação da Fiocruz (CPA-Fiocruz).Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Saúde e Gestão e Monitoramento de Cursos na área de Saúde Pública e avaliação em educação e saúde.
 


 

Patrícia Estrella Liporace Barcelos

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT)

Segmento: Egressos dos cursos

currículo lattes

Área de formação e atuação: Psicóloga de formação, mestre em Psicossociologia e doutoranda no Programa de Informação e Comunicação em Saúde do ICICT-Fiocruz. É especialista em Comunicação e Saúde, pelo ICICT-Fiocruz e Especialista (em nível de residência) em Saúde Mental e Saúde Mental Infantil pelo Instituto Phillipe Pinel-RJ. Atua na docência na área da saúde e como psicóloga clínica.
 


 

José Ivo Pedrosa

Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)

Segmento: Instituições externas vinculadas à educação em saúde

currículo lattes

Área de formação e atuação: Formado em Medicina com doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor titular em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenou a Área de Educação Popular em Saúde no Ministério da Saúde, Brasil, de 2003 a 2010. Coordena o Curso de Graduação em Medicina no Campus Ministro Reis Velloso da UFPI, em Parnaíba, Piauí
 


 

Cláudia Brandão Gonçalves Silva

Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS)

Segmento: Instituições externas vinculadas à educação em saúde

currículo lattes

Área de formação e atuação: Possui bacharelado em Administração, especialização em Saúde coletiva pela Universidade de Brasília e em Políticas Públicas e Gestão de Sistemas de Saúde pela Universidade de Campinas. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília.
 


 

Giancarlo de Montemor Quagliarello

Conselho Nacional de Saúde (CNS)

Segmento: Sociedade civil organizada

currículo lattes

Área de formação e atuação: Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Marília. Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Norte do Paraná. Atualmente é representante dos Cirurgiões Dentistas; Conselho Nacional de Saúde. Tem experiência na área de Odontologia, com Especialização em MBA Auditoria em Saúde.
 


 

André da Silva Lima

Conselho Comunitário de Manguinhos

Segmento: Sociedade civil organizada

currículo lattes

Área de formação e atuação: Graduado em História pela UFRJ com doutorado em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC-Fiocruz). Trabalha na Cooperação Social da Presidência da Fiocruz com promoção da Saúde e Intersetorialidade: pesquisa-ação sobre arranjos de Governança Democrática Territorial; Conselheiro do CGI Teias Escola Manguinhos.

 

Voltar ao topoVoltar