Início do conteúdo

Coronavírus

Compartilhar:
Se Liga no Corona!
Arte de divulgação
0
1
2
3
4

Divulgação científica

Iniciativa de divulgação científica coordenada pelo Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia (INCT), sediado na COC/Fiocruz, e pelo CNPq traz informações aos cidadãos para tomada de decisões bem informadas sobre a Covid-19, além de valorizar o papel da ciência no enfrentamento da pandemia.

 

Campanha Se liga no corona!

Fiocruz lança campanha de comunicação contra Covid-19 em favelas com organizações comunitárias

 

O olhar dos historiadores


Série de artigos produzida pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) traz reflexões sobre temáticas que dialogam com os dilemas e processos relacionados à pandemia em curso.

 

Linhas do SARS-CoV-2 em circulação

Banco de imagens

Fiocruz Imagens disponibiliza galeria exclusiva com o propósito de fornecer insumos visuais para pesquisa, ensino, comunicação e saúde

 

Registros de vivências brasileiras

Iniciativa acolhe produções audiovisuais de todo o Brasil para registrar as muitas vivências nacionais sobre a pandemia.

 

Perguntas e respostas

Atualizado em 07/06/2021: Porque, até o momento, não há dados disponíveis de segurança e eficácia da vacina para pessoas com menos de 18 anos.

Atualizado em 07/06/2021: Não. Ainda não existem evidências científicas garantindo que o intercâmbio entre imunizantes contra a Covid-19 é seguro e eficaz.

Atualizado em 07/06/2021: Não é recomendada a aplicação das vacinas simultaneamente, uma vez que não há estudos sobre a administração dos dois imunizantes juntos.

Atualizado em 07/06/2021: Sim. Mesmo quem já teve Covid-19 deve ser imunizado. Nesses casos, é preciso aguardar um mês.

Atualizado em 07/06/2021: A primeira dose da vacina Fiocruz já confere altos níveis de proteção (76% de eficácia) que duram até três meses.

Atualizado em 07/06/2021: Sim. Podem ocorrer algumas reações temporárias após a vacinação.

Atualizado em 10/06/2021: Qualquer pessoa que apresentar um evento adverso pós-vacinação com a vacina Covid-19 (recombinante) pode entrar em contato com Bio-Manguinhos pelo link: 

Atualizado em 07/06/2021: Atualmente, não há evidências de que o consumo de álcool interfira na eficácia das vacinas Covid-19.

Atualizado em 07/06/2021: É recomendado que pessoas que usam esse tipo de remédio consultem seu médico para saber se podem tomar a vacina. Neste link, você encontra a bula da vacina para mostrar ao médico: 

Os estudos para registro das vacinas contra Covid-19 não incluíram crianças no primeiro momento. Diferentemente de outras viroses respiratórias, a Covid-19 raramente leva a casos graves em crianças.

Preferencialmente o paciente deve ser vacinado estando com a doença controlada ou em remissão, como também em baixo grau de imunossupressão ou sem imunossupressão.

A eficácia e segurança da vacina Covid-19 de Bio-Manguinhos/Fiocruz (recombinante) ainda não foram avaliadas em pacientes com câncer.

Atualizado em 07/06/2021: Sim. Quem tem Síndrome de Down apresenta fatores de risco para a Covid-19.

Atualizado em 07/06/2021: Sim, a vacina Covid-19 de Bio-Manguinhos/Fiocruz (recombinante) pode ser administrada em transplantados de órgãos sólidos (aqueles que ficam localizados no tórax e no abdômen, como coração, pulmõ

Atualizado em 09/06/2021: Até o momento, há dados limitados sobre o uso da vacina Covid-19 em gestantes e puérperas. O Ministério da Saúde, porém, acaba de divulgar uma série de orientações sobre vacina para estes grupos.

Atualizado em 07/06/2021: Podem. Não há componentes de ovo ou leite na vacina Covid-19 de Bio-Manguinhos/Fiocruz (recombinante).

A Farmacovigilância é um conjunto de atividades que visam o monitoramento contínuo do perfil benefício-risco de todos os produtos que Bio-Manguinhos fornece ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O contato direto com o vírus pode gerar imunidade para algumas pessoas, porém, ainda não está estabelecido o nível de resposta imunológica, detectável em kits comerciais, que garanta proteção à COVID-19, e o tempo que durará esta proteçã

O processo de submissão contínua do registro se aplica especificamente aos pedidos de registro definitivo de vacinas para COVID-19.

O registro definitivo é concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) diante da apresentação e análise minuciosa de toda a documentação técnica e regulatória da vacina, que envolve dados clínicos, pré-clínicos, de prod

A autorização para uso emergencial da vacina pode ser concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em casos em que o benefício é maior que o risco.

Não, a parceria com a farmacêutica AstraZeneca, detentora dos direitos sobre a vacina COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, foi estabelecida para atender exclusivamente às demandas do Programa Nacional de Imunizações (PNI),

Sim, a produção da vacina para COVID-19 está sendo compatibilizada com a produção e fornecimento de outras vacinas para o Ministério da Saúde, de acordo com o planejamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS).

Atualizado em 07/06/2021: Pessoas com histórico de alergia grave ao princípio ativo ou a qualquer dos ingredientes da vacina não devem recebê-la.

A Fiocruz, através da área de Farmacovigilância de Bio-Manguinhos, monitora continuamente o seu perfil benefício-risco, a partir de processos de detecção, avaliação, compreensão, prevenção e comunicação de eventos adversos - que consiste

Cartilha com orientações para a Páscoa

Acessa a cartilha de recomendações que devem servir para orientar todos os que pensam em promover encontros durante a Semana Santa e no domingo de Páscoa.

Especial sobre vacinas contra Covid-19 na Fiocruz

Conheça os ensaios clínicos em andamento com candidatos a vacinas, os estudos pré-clínicos com novas alternativas e as últimas atualizações sobre a futura produção de vacina contra a doença na Fiocruz.

 

Atividades escolares presenciais

Documento apresenta contribuições para a retomada das atividades escolares presenciais com maior segurança.

 

A versão mais recente foi publicada em fevereiro de 2021. As versões anteriores também estão disponíveis aqui.

 

Conheça também o plano de convivência

Plano de Convivência

Acesse a página especial com todos os detalhes do plano de convivência institucional com a Covid-19.

 

Baixe e compartilhe informação de confiança

 

Cobertura diária da Covid-19

Boletim diário de atualização sobre a pandemia de Covid-19 do Canal Saúde.

Integração de esforços

Iniciativa promove a produção de análises integradas, tecnologias e soluções para o enfrentamento da pandemia

 

 

Plano de contingência

 

Mostra audivisual Ciência, Saúde e Sociedade

 

Ministério da Saúde

Conheça melhor o coronoavírus: suas formas de transmissão, proteção, boletins epidemiológicos e tire suas principais dúvidas.

 

 

Acesse o documento detalhado do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19

 

Voltar ao topoVoltar