Início do conteúdo

Coronavírus

Compartilhar:
Se Liga no Corona!
Arte de divulgação
0
1
2
3
4

Divulgação científica

Iniciativa de divulgação científica coordenada pelo Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia (INCT), sediado na COC/Fiocruz, e pelo CNPq traz informações aos cidadãos para tomada de decisões bem informadas sobre a Covid-19, além de valorizar o papel da ciência no enfrentamento da pandemia.

 

Baixe e compartilhe informação de confiança

 

O olhar dos historiadores


Série de artigos produzida pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) traz reflexões sobre temáticas que dialogam com os dilemas e processos relacionados à pandemia em curso.

 

Linhas do SARS-CoV-2 em circulação

Banco de imagens

Fiocruz Imagens disponibiliza galeria exclusiva com o propósito de fornecer insumos visuais para pesquisa, ensino, comunicação e saúde

 

Registros de vivências brasileiras

Iniciativa acolhe produções audiovisuais de todo o Brasil para registrar as muitas vivências nacionais sobre a pandemia.

 

Perguntas e respostas

A Farmacovigilância é um conjunto de atividades que visam o monitoramento contínuo do perfil benefício-risco de todos os produtos que Bio-Manguinhos fornece ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A revista científica New England Journal of Medicine publicou no começo deste ano os primeiros resultados da pesquisa Solidarity (Solidariedade), que busca avaliar a eficácia de medicamentos no tratamento da Covid-19.

Os testes disponibilizados em farmácia são os testes imunocromatográficos de fluxo lateral, também conhecidos como testes rápidos.

O ideal é considerar a indicação da quarentena a partir do resultado positivo desse teste, já que ele identifica a presença do material genético viral no organismo e a capacidade de transmissão do vírus.

Um dos fatores que contribuem para esse fenômeno é a escolha inadequada do período para a realização do teste sorológico em relação ao início dos sintomas, além da baixa especificidade e da baixa sensibilidade analítica do teste.

Para entender o significado do teste sorológico positivo para IgM e IgG é importante revisar a velocidade de produção desses anticorpos pelo organismo durante a infecção.

Há dois amplamente utilizados para o diagnóstico: o teste molecular (RT-PCR), para identificar a presença do RNA viral no organismo.

Para se ter essa informação, é preciso aguardar os resultados dos estudos clínicos que, no Brasil, estão sendo coordenados pela Unifesp.

Não, trata-se de uma vacina recombinante baseada em vetor viral não replicativo e contendo apenas a informação genética para expressão da proteína S do SARS-CoV-2...

Para se ter essa informação, é preciso aguardar os resultados dos estudos clínicos que, no Brasil, estão sendo coordenados pela Unifesp.

Para se ter essa informação, é preciso aguardar os resultados dos estudos clínicos que, no Brasil, estão sendo coordenados pela Unifesp.

O  esquema vacinal a ser adotado para a população será definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), com base nos resultados dos estudos clínicos.

Para se ter essa informação, é preciso aguardar os resultados dos estudos clínicos que, no Brasil, estão sendo coordenados pela Unifesp.

A vacina será disponibilizada na forma líquida, em frascos com 5 doses cada. A via de administração será intramuscular.

A vacina, que tem previsão de registro por Bio-Manguinhos sob o nome Vacina Covid-19 (recombinante), foi desenvolvida com a tecnologia de vetor viral não-replicante de adenovírus de chimpanzé...

A Fiocruz, por meio de Bio-Manguinhos, foi designada como a instituição com capacidade de avaliar as tecnologias em desenvolvimento. Sendo assim, realizou análises prospectivas de diversos projetos de vacinas em desenvolvimento...

Sim. Há relatos de pessoas que sabidamente tiveram Covid-19, mas nunca apresentam exame sorológico positivo.

Os testes sorológicos não são capazes de informar se a pessoa transmite ou não o vírus e podem permanecer positivos mesmo após a pessoa ter se recuperado da doença (...) (Atualizado em 5/2/2021)

O PCR-RT indica a presença do material genético nas secreções respiratórias, e está indicado para diagnóstico da doença no período entre o 1º e o 7º dia após o início dos sintomas. A sorologia indica a presença de anticorpos contra o vírus no organismo e apresenta seu melhor desempenho após o 19º dia depois do início dos sintomas. Serve para confirmar se a pessoa teve Covid-19, mesmo depois de recuperada. (Pergunta e resposta elaboradas a partir do Fale Conosco do Portal Fiocruz)

Para limpeza de embalagens, o ideal é uma parte de água sanitária para nove de água; para alimentos a proporção é de uma colher de sopa do produto em cada litro de água (...)

Revalidada em 08/03/2021 - Sabemos que a lavagem de ovos pode causar dano à película microscópica que recobre a casca (...)

Revalidada em 08/03/2021 - A OMS afirma que o novo coronavírus, causador da Covid-19, não é mais resistente ao calor do que outros vírus e bactérias eventualmente encontrados em alimentos (...) alimentos devem ser bem cozidos e/ou aquecidos a pelo menos 70°C

Revalidada em 08/03/2021 - Em caso de viagens imprescidíveis, as pessoas devem manter as mesmas medidas de protação adotadas em locais públicos (...)

Revalidada em 9/2/2021: Até o momento não foi documentada a transmissão do novo coronavírus por moscas ou outros insetos

Pergunta e resposta elaboradas a partir do Fale conosco do Portal Fiocruz

A única forma de saber se os infectados ainda transmitem o vírus é fazendo exames específicos para isso. De modo geral, considera-se que após 14 dias do início dos sintomas os pacientes já não transmitem mais a doença (...)

Cartilha com orientações para a Páscoa

Acessa a cartilha de recomendações que devem servir para orientar todos os que pensam em promover encontros durante a Semana Santa e no domingo de Páscoa.

Especial sobre vacinas contra Covid-19 na Fiocruz

Conheça os ensaios clínicos em andamento com candidatos a vacinas, os estudos pré-clínicos com novas alternativas e as últimas atualizações sobre a futura produção de vacina contra a doença na Fiocruz.

 

Atividades escolares presenciais

Documento apresenta contribuições para a retomada das atividades escolares presenciais com maior segurança.

 

A versão mais recente foi publicada em fevereiro de 2021. As versões anteriores também estão disponíveis aqui.

 

Conheça em detalhes o plano

Plano de Convivência

Acesse a página especial com todos os detalhes do plano de convivência institucional com a Covid-19.

 

Plano de contingência e materiais para download

 

Campanha Se liga no corona!

Fiocruz lança campanha de comunicação contra Covid-19 em favelas com organizações comunitárias

 

Cobertura diária da Covid-19

Boletim diário de atualização sobre a pandemia de Covid-19 do Canal Saúde.

Integração de esforços

Iniciativa promove a produção de análises integradas, tecnologias e soluções para o enfrentamento da pandemia

 

 

Mostra audivisual Ciência, Saúde e Sociedade

 

Ministério da Saúde

Conheça melhor o coronoavírus: suas formas de transmissão, proteção, boletins epidemiológicos e tire suas principais dúvidas.

 

 

Acesse o documento detalhado do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19

 

Voltar ao topoVoltar