Início do conteúdo

Coronavírus

Compartilhar:
Se Liga no Corona!
0
1
2
3

Divulgação científica

Iniciativa de divulgação científica coordenada pelo Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia (INCT), sediado na COC/Fiocruz, e pelo CNPq traz informações aos cidadãos para tomada de decisões bem informadas sobre a Covid-19, além de valorizar o papel da ciência no enfrentamento da pandemia.

 

Campanha Se liga no corona!

Fiocruz lança campanha de comunicação contra Covid-19 em favelas com organizações comunitárias

 

Linhas do SARS-CoV-2 em circulação

O olhar dos historiadores


Série de artigos produzida pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) traz reflexões sobre temáticas que dialogam com os dilemas e processos relacionados à pandemia em curso.

 

Banco de imagens

Fiocruz Imagens disponibiliza galeria exclusiva com o propósito de fornecer insumos visuais para pesquisa, ensino, comunicação e saúde

 

Registros de vivências brasileiras

Iniciativa acolhe produções audiovisuais de todo o Brasil para registrar as muitas vivências nacionais sobre a pandemia.

 

Perguntas e respostas

No momento a Fiocruz está liderando no Brasil uma pesquisa chamada Ensaio Clínico Solidariedade, cujo protocolo é determinado pela Organização Mundial da Saúde. Inicialmente, essa pesquisa envolvia o uso da hidroxicloroquina em uma fração dos participantes. Contudo, recentemente a OMS decidiu interromper os testes com a hidroxicloroquina...

Atualizado em 07/06/2021: As partículas virais liberadas com a saliva podem permanecer flutuando no ar por cerca de 40 minutos e até 2h30min.

A limpeza de superfícies pode ser feita com água e sabão (qualquer sabão de uso comum, como detergentes), álcool a 70% ou hipoclorito (água sanitária) a 0,1%.

Sim. (...) Pelo celular, a pessoa interessada em acionar o canal via WhatsApp pode utilizar o link https://api.whatsapp.com/send?phone=556199380031&text=oi&source=&data=  ou salvar o número +55 (61) 9938-0031 à agenda do telefone e iniciar uma conversa com um "Oi" (...)

Sim. O Ministério da Saúde tem apoiado instituições e monitorado diariamente pesquisas que objetivam identificar um tratamento efetivo para a Covid-19.

O vírus que causa a Covid-19 é transmitido principalmente através de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala.

Atualizado em 09/06/2021 - Azitromicina é um antibiótico e, portanto, não ataca vírus. Os antibióticos são indicados apenas contra bactérias.

Atualizado em 07/06/2021: O "período de incubação" se refere ao tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença.

Revalidada em 9/2/2021: Sim, é possível. É recomendável evitar, ao menos temporariamente, esse tipo de contato físico.

Para um correto manejo clínico desde o contato inicial com os serviços de saúde, é preciso considerar e diferenciar cada caso (...)

Em estudos clínicos com a vacina, a maioria dos efeitos colaterais foi de natureza leve a moderada e resolvida dentro de poucos dias. Foram identificados também menos efeitos colaterais após a segunda dose.

 

A vacina COVID-19 (recombinante) produzida e registrada junto à Anvisa por Bio-Manguinhos/Fiocruz é fornecida para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, com rótulos de acordo com o seu registro sanitário, conf

Profissionais de saúde devem notificar os eventos adversos pós-vacinação observados nas unidades de saúde ao Programa Nacional de Imunizações por meio do e-SUS Notifica, pelo link:

Atualmente não há restrição para a vacinação de pessoas que já tiveram COVID-19.

Se os efeitos adversos foram de natureza leve e moderada, a pessoa deverá tomar a segunda dose da vacina normalmente. Em casos de efeitos adversos graves, um médico deverá ser consultado para a avaliação.

Mesmo após a doença a pessoa deve completar a imunização tomando a segunda dose. Só é importante esperar 30 dias após o fim do ciclo viral para buscar a vacinação.

No momento, não é aconselhável a realização de exames após a vacinação para comprovar imunização.

Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra COVID-19, as gestantes e puérperas que já tenham recebido a primeira dose da vacina COVID-19 (recombinante) deverá ser vacinada após o período de gestação e puerpério (até

Atualizado em 07/06/2021: Não. Ainda não existem evidências científicas garantindo que o intercâmbio entre imunizantes contra a Covid-19 é seguro e eficaz.

Atualizado em 07/06/2021: Sim. Mesmo quem já teve Covid-19 deve ser imunizado. Nesses casos, é preciso aguardar um mês.

Atualizado em 07/06/2021: Sim. Podem ocorrer algumas reações temporárias após a vacinação.

Atualizado em 07/06/2021: Atualmente, não há evidências de que o consumo de álcool interfira na eficácia das vacinas Covid-19.

Atualizado em 07/06/2021: É recomendado que pessoas que usam esse tipo de remédio consultem seu médico para saber se podem tomar a vacina. Neste link, você encontra a bula da vacina para mostrar ao médico: 

Preferencialmente o paciente deve ser vacinado estando com a doença controlada ou em remissão, como também em baixo grau de imunossupressão ou sem imunossupressão.

A eficácia e segurança da vacina Covid-19 de Bio-Manguinhos/Fiocruz (recombinante) ainda não foram avaliadas em pacientes com câncer.

Saúde sem máscara

 

Documentário aborda a pandemia na perspectiva dos trabalhadores da saúde

 

Especial sobre vacinas contra Covid-19 na Fiocruz

Conheça os ensaios clínicos em andamento com candidatos a vacinas, os estudos pré-clínicos com novas alternativas e as últimas atualizações sobre a futura produção de vacina contra a doença na Fiocruz.

 

Atividades escolares presenciais

 

Documento apresenta contribuições para a retomada das atividades escolares presenciais com maior segurança.

 

A versão mais recente foi publicada em fevereiro de 2021. As versões anteriores também estão disponíveis aqui.

 

Conheça também o plano de convivência

Plano de Convivência

Acesse a página especial com todos os detalhes do plano de convivência institucional com a Covid-19.

 

Baixe e compartilhe informação de confiança

 

Cobertura diária da Covid-19

Boletim diário de atualização sobre a pandemia de Covid-19 do Canal Saúde.

Integração de esforços

Iniciativa promove a produção de análises integradas, tecnologias e soluções para o enfrentamento da pandemia

 

 

Plano de contingência

 

Mostra audivisual Ciência, Saúde e Sociedade

 

Ministério da Saúde

Conheça melhor o coronoavírus: suas formas de transmissão, proteção, boletins epidemiológicos e tire suas principais dúvidas.

 

 

Acesse o documento detalhado do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19

 

Voltar ao topoVoltar