Início do conteúdo

Coronavírus

Compartilhar:
Se Liga no Corona!
0
1
2
3

Divulgação científica

Iniciativa de divulgação científica coordenada pelo Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia (INCT), sediado na COC/Fiocruz, e pelo CNPq traz informações aos cidadãos para tomada de decisões bem informadas sobre a Covid-19, além de valorizar o papel da ciência no enfrentamento da pandemia.

 

Campanha Se liga no corona!

Fiocruz lança campanha de comunicação contra Covid-19 em favelas com organizações comunitárias

 

Linhas do SARS-CoV-2 em circulação

O olhar dos historiadores


Série de artigos produzida pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) traz reflexões sobre temáticas que dialogam com os dilemas e processos relacionados à pandemia em curso.

 

Banco de imagens

Fiocruz Imagens disponibiliza galeria exclusiva com o propósito de fornecer insumos visuais para pesquisa, ensino, comunicação e saúde

 

Registros de vivências brasileiras

Iniciativa acolhe produções audiovisuais de todo o Brasil para registrar as muitas vivências nacionais sobre a pandemia.

 

Perguntas e respostas

No momento a Fiocruz está liderando no Brasil uma pesquisa chamada Ensaio Clínico Solidariedade, cujo protocolo é determinado pela Organização Mundial da Saúde. Inicialmente, essa pesquisa envolvia o uso da hidroxicloroquina em uma fração dos participantes. Contudo, recentemente a OMS decidiu interromper os testes com a hidroxicloroquina...

A doença ainda é muito nova e, por isso, suas consequências são desconhecidas. As infecções graves podem deixar um certo grau de fibrose pulmonar, da mesma forma que ocorre em outras pneumonias. Além disso, existem estudos sobre sequelas nos rins, coração e sistema nervoso central. (...)

Atualizado em 07/06/2021: As partículas virais liberadas com a saliva podem permanecer flutuando no ar por cerca de 40 minutos e até 2h30min.

A limpeza de superfícies pode ser feita com água e sabão (qualquer sabão de uso comum, como detergentes), álcool a 70% ou hipoclorito (água sanitária) a 0,1%.

Sim. A partir de abril de 2020, o Ministério da Saúde passou a recomendar à população brasileira o uso de máscaras e a orientar a produção de máscaras caseiras (...)

É recomendável que cada pessoa tenha 5 máscaras de pano. Deve ser trocada quando estiver úmida ou suja, e quando completar 2h de uso.

 

Sim. (...) Pelo celular, a pessoa interessada em acionar o canal via WhatsApp pode utilizar o link https://api.whatsapp.com/send?phone=556199380031&text=oi&source=&data=  ou salvar o número +55 (61) 9938-0031 à agenda do telefone e iniciar uma conversa com um "Oi" (...)

A unidade, construída em menos de dois meses, na sede da Fiocruz, em Manguinhos, começou a receber, no dia 19 de maio, pacientes com Covid-19 (...)

Sim. O Ministério da Saúde tem apoiado instituições e monitorado diariamente pesquisas que objetivam identificar um tratamento efetivo para a Covid-19.

O vírus que causa a Covid-19 é transmitido principalmente através de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala.

Atualizado em 09/06/2021 - Azitromicina é um antibiótico e, portanto, não ataca vírus. Os antibióticos são indicados apenas contra bactérias.

Ainda não há estudos específicos sobre a interação entre o novo coronavírus e a vacina da gripe (ou outras vacinas) em portadores assintomáticos, mas (...)

As formas de transmissão habituais são aquelas que levam a secreção da pessoa infectada para as mucosas respiratórias da pessoa suscetível. Isso é que deve ser combatido como prioridade. Então, lavar as mãos é essencial.

Atualizado em 07/06/2021: O "período de incubação" se refere ao tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença.

Revalidada em 9/2/2021: Sim, é possível. É recomendável evitar, ao menos temporariamente, esse tipo de contato físico.

Para um correto manejo clínico desde o contato inicial com os serviços de saúde, é preciso considerar e diferenciar cada caso (...)

Em estudos clínicos com a vacina, a maioria dos efeitos colaterais foi de natureza leve a moderada e resolvida dentro de poucos dias. Foram identificados também menos efeitos colaterais após a segunda dose.

 

A vacina COVID-19 (recombinante) produzida e registrada junto à Anvisa por Bio-Manguinhos/Fiocruz é fornecida para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, com rótulos de acordo com o seu registro sanitário, conf

Profissionais de saúde devem notificar os eventos adversos pós-vacinação observados nas unidades de saúde ao Programa Nacional de Imunizações por meio do e-SUS Notifica, pelo link:

Atualmente não há restrição para a vacinação de pessoas que já tiveram COVID-19.

Se os efeitos adversos foram de natureza leve e moderada, a pessoa deverá tomar a segunda dose da vacina normalmente. Em casos de efeitos adversos graves, um médico deverá ser consultado para a avaliação.

Mesmo após a doença a pessoa deve completar a imunização tomando a segunda dose. Só é importante esperar 30 dias após o fim do ciclo viral para buscar a vacinação.

A vacina de gripe pode ser aplicada com um intervalo mínimo de 14 dias em relação a qualquer uma das doses da vacina Covid-19.

No momento, não é aconselhável a realização de exames após a vacinação para comprovar imunização.

Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra COVID-19, as gestantes e puérperas que já tenham recebido a primeira dose da vacina COVID-19 (recombinante) deverá ser vacinada após o período de gestação e puerpério (até

Saúde sem máscara

 

Documentário aborda a pandemia na perspectiva dos trabalhadores da saúde

 

Especial sobre vacinas contra Covid-19 na Fiocruz

Conheça os ensaios clínicos em andamento com candidatos a vacinas, os estudos pré-clínicos com novas alternativas e as últimas atualizações sobre a futura produção de vacina contra a doença na Fiocruz.

 

Atividades escolares presenciais

 

Documento apresenta contribuições para a retomada das atividades escolares presenciais com maior segurança.

 

A versão mais recente foi publicada em fevereiro de 2021. As versões anteriores também estão disponíveis aqui.

 

Conheça também o plano de convivência

Plano de Convivência

Acesse a página especial com todos os detalhes do plano de convivência institucional com a Covid-19.

 

Baixe e compartilhe informação de confiança

 

Cobertura diária da Covid-19

Boletim diário de atualização sobre a pandemia de Covid-19 do Canal Saúde.

Integração de esforços

Iniciativa promove a produção de análises integradas, tecnologias e soluções para o enfrentamento da pandemia

 

 

Plano de contingência

 

Mostra audivisual Ciência, Saúde e Sociedade

 

Ministério da Saúde

Conheça melhor o coronoavírus: suas formas de transmissão, proteção, boletins epidemiológicos e tire suas principais dúvidas.

 

 

Acesse o documento detalhado do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19

 

Voltar ao topoVoltar