Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde no PMA

Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde no PMA

 

O Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA) é um conjunto de iniciativas da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas, que busca aperfeiçoar o desempenho do SUS e apoiar a melhoria das condições de vida e saúde da população, através da aplicação dos resultados das pesquisas em soluções no campo das políticas públicas e modelos de atenção e gestão à saúde. Iniciado em 2015, é uma continuidade do Programa de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde Pública (PDTSP- 2000).

As políticas públicas, por definição, são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos nacional, estadual ou municipal que afetam a todos os cidadãos, de todas as escolaridades, independente de sexo, cor, religião ou classe social. A política pública deve ser construída a partir da participação direta ou indireta da sociedade civil, visando assegurar um direito a determinado serviço, ação ou programa.

E os modelos de atenção e gestão à saúde representam a forma de organização do sistema de saúde e suas práticas em resposta às necessidades da população. Os modelos são expressos em políticas, programas e serviços de saúde que estejam em harmonia com os princípios e diretrizes que estruturam o SUS.

 

Conheça diversas histórias sobre a atuação da Fiocruz em políticas públicas de saúde.

 

No Brasil, o direito à saúde é viabilizado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) que deverá ser universal, integral e gratuito.

 

Como a ciência pode impactar a vida das pessoas?

 


 

O PMA e o impacto sobre as pesquisas

 

O PMA alinha-se à visão da Fiocruz, que considera a saúde como resultante das condições de habitação, alimentação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer e do direito à terra, além do acesso aos serviços de saúde, como expresso pela Reforma Sanitária e ressaltado no Relatório Final da VIII Conferência Nacional de Saúde em 1986.

A partir desta complexidade e da ampla dimensão de saúde defendida pelo SUS, o PMA busca fomentar pesquisas que abordam uma perspectiva múltipla, interdisciplinar, participativa, na qual a intervenção sobre o processo saúde-doença seja resultante da interação e troca de saberes  entre os  diversos atores sociais envolvidos na temática da pesquisa, tais como: profissionais de saúde, usuários do sistema de saúde, gestores, organizações civis  e pesquisadores.

Neste contexto, o PMA realiza a gestão de Redes Temáticas de Pesquisas Aplicadas à Saúde, coordenadas por pesquisadoras(es) das unidades da Fiocruz, por meio do acompanhamento técnico-científico e administrativo-financeiro. 

 

Componente Técnico-científico

Por meio do componente técnico-científico, o PMA acompanha os diferentes aspectos de desenvolvimento da pesquisa, se dividindo em dois subcomponentes; o monitoramento e a disseminação científica

O monitoramento consiste no acompanhamento e sistematização do percurso e dos resultados das pesquisas, com proposições de ajustes, pensando principalmente nos produtos ou entregas principais, durante a sua vigência, de acordo com os objetivos do programa.

Já a disseminação científica realiza-se pelo apoio no desenvolvimento do plano de capilarização de cada pesquisa, de modo que os achados científicos possam ser elaborados no processo de articulação junto aos interlocutores da pesquisa, visando promover sua incorporação e uso pela sociedade.

 

Componente Administrativo-financeiro

Por meio do componente Administrativo-financeiro, o PMA concede apoio à execução orçamentária e processamento das requisições junto à Fiotec, nas rubricas previstas pelos coordenadores dos projetos selecionados em editais temáticos lançados pelo programa ou de projetos estratégicos da instituição.

 

Acesse nosso folder e ajude a divulgar essa ideia.

 


 

Compromissos e atribuições

 

Compromissos

  • Envolver pesquisadores, sociedade civil, gestores, profissionais de saúde e os diversos agentes sociais a fim de que os benefícios da ciência produzida pela Fiocruz garantam a melhoria da qualidade de vida da população.
  • Assegurar que os recursos públicos sejam aplicados em soluções de saúde de interesse da sociedade brasileira.

 

Atribuições

  • Constituir Redes Temáticas de Pesquisa;
  • Alinhar os projetos das redes de pesquisas com os propósitos da Fiocruz;
  • Facilitar e fortalecer a articulação entre as unidades da Fiocruz com instituições externas;
  • Captar financiamento interno e externo para as Redes Temáticas de Pesquisa;
  • Desenvolver estratégias de articulação e integração entre as atividades e os produtos das pesquisas da Redes Temáticas;
  • Articular com a gestão dos serviços e da administração pública nas esferas municipal, estadual e federal, para garantir a aplicabilidade dos resultados das pesquisas;
  • Promover aportes técnicos e multidisciplinares para o desenvolvimento das pesquisas;
  • Induzir ações e estratégias de divulgação dos resultados dos projetos em acesso aberto;
  • Incentivar a transferência de conhecimento técnico-científico entre os participantes de cada rede temática para a comunidade científica e a sociedade civil;
  • Potencializar a interdisciplinaridade e a intersetorialidade, por meio de ações colaborativas de trabalho entre pesquisadores, tecnologistas, serviços de saúde e sociedade civil.
  • Incentivar processos de tradução do conhecimento.

 


 

Portfólio

 

Portfólio: Pesquisas da Rede PMA com ênfase na Atenção Primária à Saúde (2020-2023)

Portfólio: Resultados das Pesquisas sobre Zika (2017-2019)

Portfólio: Resultados da Rede PMA de Pesquisas Aplicadas- Acesso (2015-2020)

Portfólio: Rede de Pesquisa no Território de Manguinhos: Uma parceria academia, serviços de saúde e sociedade civil

Portfólio: Pesquisas para o SUS: uma parceria academia, serviços de saúde e sociedade civil: Rede Saúde Manguinhos

Livro: Rede de pesquisa em Manguinhos: Sociedade, gestores e pesquisadores em conexão com o SUS

Vídeo: Translação do Conhecimento em Saúde Pública: Iniciativas da Fiocruz

 

Parceria com (a) IHMT/Universidade Nova Lisboa/ Zulmira Hartz (b) CIHR/Canadian Institute of Health Research/Louise Potvin nas redes de pesquisa;

Formulação de instrumentos de gestão de pesquisa elaborados a partir de estudos dos modelos e metodologias desenvolvidas por agências internacionais tais como: Nacional Co Cordenation Public Engagement  (NCCPE), Canadian Institutes of Health Research(CIHR / KT) Responsable Research & Innovation ( RRI/Tools), Knowledge translation Australia, Australian Academy of Science.

 

Fomento a projetos estratégicos de enfrentamento à Covid-19:

- Monitoramento da saúde e contribuições ao processo de trabalho e à formação profissional dos Agentes Comunitários de Saúde em tempos de Covid-19.

- A Covid e seus desafios ao SUS: a vigilância epidemiológica e a organização da atenção de alta complexidade em redes.

- Os trabalhadores invisíveis da saúde: condições de trabalho e saúde mental no contexto da COVID-19 no Brasil.

 

Nota Técnica: Disseminação Científica em Saúde Pública: orientações a partir do aprendizado do PMA

 


 

Contatos

 

Email: pma@fiocruz.br

Telefone: (21) 3885-1891 e 3885-1696

 

Equipe

Isabela Soares Santos: Coordenadora Geral (isabela.santos@fiocruz.br)

Roberta Argento Goldstein: Coordenadora Adjunta (roberta.goldstein@fiocruz.br)

Rosane Marques de Souza: Gerente de projetos (rosane.souza@fiocruz.br)

Beatriz da Costa Soares: Analista de Monitoramento (beatriz.soares@fiocruz.br)

Laís Sousa Jannuzzi: Analista de Disseminação Científica (lais.januzzi@fiocruz.br)

Fernanda Coelho Bezerra: Analista de Disseminação Científica (fernanda.coelhob@fiocruz.br)

Denise Ribeiro da Costa: Analista Administrativo (denise.costa@fiocruz.br)

Jéssica Araújo dos Santos Camara: Analista Administrativo (jessica.araujo@fiocruz.br)

 

Localização:

Campus Fiocruz Manguinhos. Castelo Mourisco, salas 109 e 110 (1º andar) e 13 (térreo). Av. Brasil, 4.365 – Manguinhos – CEP: 21.040-900.

 

Redes

Notícias

Coordenadoras de pesquisas da Rede PMA-APS participam do Seminário “Avanços e Desafios da Saúde Indígena no Brasil: Contribuições dos projetos da Pareceria Fiocruz/Sesai”
Avanços e Desafios da Saúde Indígena no Brasil: Contribuições dos projetos da Pareceria Fiocruz/Sesai
19/12/2023
Atualizado há 1 mês 1 semana
Arte e ciência anticapacitista: pesquisa da Rede PMA-APS promove evento sobre direitos sexuais e reprodutivos das pessoas com deficiência
Exibição do filme Assexybilidade, coral da Fiocruz e mesas para discutir capacitismo fizeram parte da programação para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
14/12/2023
Atualizado há 2 meses 1 semana
PMA e Rede PMA-APS na III CLACSO e 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas e Saúde
As equipes de gestão e de algumas pesquisas da rede marcaram presença e apresentaram trabalhos nos dois eventos
11/12/2023
Atualizado há 2 meses 2 semanas
Equipe de pesquisa da Rede PMA-APS inaugura a Exposição Espelho Partilhado
A mostra é resultado de construção coletiva que compartilha modos de vida nas ruas, com destaque para os corpos femininos negros, a partir de sua dimensão humana e emancipatória
07/12/2023
Atualizado há 2 meses 3 semanas
Pesquisa da Rede PMA-APS em MG realiza seminário, curso e lança livro em 2023
Aplicação de Metodologias Participativas no Contexto da Atenção Primária à Saúde (APS), realizaram o Seminário: Diálogos sobre Assistência Farmacêutica no Contexto da Atenção Primária à Saúde
29/11/2023
Atualizado há 2 meses 4 semanas
Apresentação final da pesquisa “Modos de Brincar”
A equipe da pesquisa "Modos de brincar e de cuidar de crianças entre camadas populares no contexto da pandemia pelo Covid-19: o cotidiano das famílias e repercussões e subsídios para o atendimento em saúde" apresentou parte dos resultados do trabalho dese
10/11/2023
Atualizado há 3 meses 2 semanas
                    No dia 21 de junho foi realizado um seminário para apresentar os resultados da pesquisa Avaliação participativa da implantação da vigilância alimentar e...
19/07/2023
Atualizado há 7 meses 4 dias
O Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção Gestão à Saúde (PMA), da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) abre a Chamada Pública N.o 01/2023 para seleção de analista de...
30/05/2023
Atualizado há 9 meses 2 dias
Oficina de trabalho do PMA no Abrascão 2022 discutiu a interseccionalidade e a decolonialidade nas pesquisas
O objetivo foi debater com os participantes, se questões referentes a raça, gênero e classe aparecem (ou não) no dia a dia das pesquisas nas quais eles estão inseridos e como provocar essas transformações
15/05/2023
Atualizado há 9 meses 2 semanas
Abrascão 2022: pesquisas da Rede PMA-APS apresentaram trabalhos no congresso
Além das apresentações orais e mesas redondas, outros 16 trabalhos ficaram disponíveis no site do evento na modalidade “apresentação assíncrona”
15/05/2023
Atualizado há 9 meses 2 semanas
Encontro reúne 20 grupos de pesquisa da Rede PMA-APS
Apesar de estar na sua sétima edição, essa foi a primeira reunião presencial da Rede PMA APS, que começou em 2020 pelo Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA), vinculado à VPPCB
09/05/2023
Atualizado há 9 meses 3 semanas
Parceria entre Fiocruz e instituições britânicas contribuiu para entender os aspectos sociais da epidemia de Zika no país
A síndrome de infecção congênita pelo vírus Zika (SCZ) foi um desafio para a ciência mundial que transformou a sociedade brasileira e seus efeitos são estudados até hoje
06/04/2023
Atualizado há 10 meses 3 semanas
ENSP e Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência assinam acordo de cooperação
O objetivo é a promoção, em conjunto, do amplo direito à saúde e o protagonismo das pessoas com deficiência nas políticas públicas
05/04/2023
Atualizado há 10 meses 4 semanas
Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Saúde divulga lista dos aprovados na segunda fase da Chamada Pública 01/2023
22/03/2023
Atualizado há 11 meses 1 semana
O Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Saúde (PMA), ligado à Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz), divulga errata relacionada ao Resultado da Fase 1 da chamada pra escolher o bolsista que fará parte da equipe
15/03/2023
Atualizado há 11 meses 2 semanas
O Programa de Políticos Públicas e Modelos de Atenção e Saúde (PMA), ligado à Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz), divulgou o Resultado da Fase 1 da chamada para escolher o bolsista que fará...
08/03/2023
Atualizado há 11 meses 3 semanas
O processo terá três fases: inscrição, seleção de currículos e entrevista. Para participar da primeira etapa, o candidato deverá enviar o currículo, dados pessoais e trajetória profissional para o e-mail pma@fiocruz.br
02/03/2023
Atualizado há 12 meses 1 dia
ENSP celebra Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência promovendo grande evento
Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoverá um amplo debate com a participação de pessoas com deficiência e seus familiares
27/02/2023
Atualizado há 1 ano 9 horas
Lançada Nota Técnica sobre Disseminação Científica do PMA
Os integrantes da Rede PMA APS poderão ler e fazer contribuições no documento até o dia 7 de agosto. A Nota tem como objetivo orientar e apoiar o desenvolvimento de estratégias de disseminação científica
05/08/2022
Atualizado há 1 ano 6 meses
       Inscreva-se na Maratona de Soluções Tecnologias Sociais Assistivas para Atenção Primária à Saúde
O evento resulta de parceria com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - SMPD e Secretaria Municipal de Saúde - SMS
29/07/2022
Atualizado há 1 ano 7 meses
EPSJV/Fiocruz promove workshop “Vigilância em Saúde e Territorialização”
A atividade é uma das etapas da pesquisa “Vigilância em Saúde (VS) e a territorialização: modelo e método para reorientação de práticas e saberes na Atenção Primária à Saúde (APS)
29/07/2022
Atualizado há 1 ano 7 meses
       Pesquisadores discutem modelos de atenção primária à saúde em municípios rurais remotos
O projeto tem à frente as pesquisadoras da Escola, Márcia Fausto, na coordenação, e Ligia Giovanella, na coordenação adjunta
29/07/2022
Atualizado há 1 ano 7 meses
As publicações refletem o compromisso institucional com o respeito à diversidade humana e o desenvolvimento de ações para inclusão das pessoas com deficiência, criando condições para que protagonizem seus processos de saúde e doença
14/07/2022
Atualizado há 1 ano 9 horas
O aluno do Programa de Iniciação Científica (Pibic), vinculado à Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), Rafael Everton Assunção Ribeiro da Costa, ganhou o 19º Prêmio do Conselho Nacional de...
13/07/2022
Atualizado há 1 ano 7 meses
Saúde Indígena na Rede PMA com ênfase na Atenção Primária à Saúde
Algumas pesquisas que fazem parte da Rede PMA APS estão empenhadas em desenvolver resultados aplicáveis que possam provocar mudanças nas práticas e serviços de saúde do SUS para o benefício das populações indígena
14/04/2022
Atualizado há 1 ano 8 meses

Páginas

Voltar ao topoVoltar